Postpartum depression and sociodemographic variables in mothers of babies with and without Down’s Syndrome

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.32867

Keywords:

postpartum depression, mothers-babies, Down’s Syndrome.

Abstract

Depression that initiates at puerperium is denominated maternal depressive post-partum disorder (M-DPPD). Down Syndrome (DS) is a chromosopathy of high incidence that occasionates specific physical, clinical and intellectual manifestations. This study aimed to describe and compare the frequency of M-DPPD and sociodemographic characteristics in mothers of babies with and without DS and identify possible predictors of M-DPPD among maternal, baby and family sociodemographic variables. Participants were 60 dyads. A sociodemographic questionnaire and the Edinburgh Postpartum Depression Scale (EPDS) were used. The results did not showed a significant difference in the M-DPPD indices of the groups, being these higher in mothers of infants without SD. Comparing the sociodemographic variables, the number of children and the age of the baby were higher among mothers of babies with SD and more mothers of babies without SD working outside. Schooling, family type, and baby’s age were predictors for DPP-M.

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Author Biographies

Tahena Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Profissional de Marketing pela Universidade Norte do Paraná (2004). Especialista em Propaganda, Marketing e Publicidade pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2006). Psicóloga e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2014 e 2015. respectivamente). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru/SP (2017). Cursando MBA em Gestão Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil. Atualmente, é Docente do Colegiado de Psicologia da UniFil e supervisora de estágios na área clínica. Atua, também, como sócia e psicóloga analítico-comportamental do Instituto Carpe Diem, onde desenvolve atividades de treinamento à equipe transdisciplinar, atendimentos à pessoas com neurodesenvolvimento atípico e típico, especialmente crianças com autismo por meio de intervenções ABA que englobam orientações de familiares e profissionais.

Bárbara Camila de Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Psicóloga, possui Graduação e Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, campus de Bauru. Atualmente é aluna de doutorado, bolsista CAPES, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Análise do Comportamento aplicada ao Desenvolvimento Infantil e interação mãe-bebê. Participa do Projeto de Extensão: " Acompanhamento do desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais " e do Grupo de Pesquisa: "Ações preventivas e processos de intervenção em desenvolvimento infantil" e realiza supervisão como professora substituta no Estágio em Terapia Comportamental Infantil no Centro de Psicologia Aplicada.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especificamente desenvolvimento infantil e as variáveis que o influenciam. Entre as temáticas de desenvolvimento infantil estão: avaliação de desenvolvimento, interação mãe-bebê, prematuridade, impacto de mal formações e síndromes e, também, a influência de variáveis maternas como escolaridade, saúde emocional materna e práticas educativas. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).DEPRESSÃO PÓS-PARTO E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS EM MÃES DE BEBÊS COM E SEM SÍNDROME DE DOWN

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Published

2019-11-29

How to Cite

Ferreira, T. S., de Campos, B. C., & Rodrigues, O. M. P. R. (2019). Postpartum depression and sociodemographic variables in mothers of babies with and without Down’s Syndrome. Psico, 50(3), e32867. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.32867

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Section

Articles