Orientação Profissional: Um Aprendizado de Mão Dupla
Palabras clave:
Orientação profissional, aprendizagem, grupo operativo, carreiraResumen
Lucy Leal Melo-SilvaCamila Vianna Duarte
Vera Aparecida Bertocco dos Reis
Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP)
A escolha profissional vem sendo tema de grande importância comprovada pelo aumento de publicações na área. Este trabalho objetiva descrever e analisar uma experiência de estágio em psicologia na coordenação de um Grupo de Orientação Profissional, enfatizando tanto o processo de aprendizagem das estagiárias como dos adolescentes. Os participantes foram: (Grupo 1): estagiárias do último ano do curso de psicologia em treinamento para a função de coordenador de grupo (n = 18) e, (Grupo 2): adolescentes, de 17 a 20 anos, nível socioeconômico médio, cursando o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto e região (n = 17). As supervisões e os encontros ocorriam semanalmente, com quatro e duas horas de duração respectivamente. Considerou-se que para o Grupo 1 o estágio cumpriu seu papel na capacitação acadêmica, sobretudo, desenvolvendo a competência para coordenar Grupos. O Grupo 2 também obteve benefícios no desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional.
Palavras-chave: Orientação profissional; aprendizagem; grupo operativo; carreira.
ABSTRACT
Professional guidance: a two-way learning process
The choice of a profession has acquired great relevance lately, which may be noticed by the increasing number of studies and published data on this subject. The current research aimed to document and analyze a Psychology traineeship experience on the coordination of a Professional Guidance Group, with emphasis on the learning process of both the trainees and the adolescents. Two groups participated in the study: Group 1 – trainees from the 5th year Psychology graduate course under training to coordinate learning and orientation groups (n = 18); and Group 2 – adolescents aged 17 to 20 years, middle class, from the 3rd year of public and private high schools in Ribeirão Preto and surrounding cities (n = 17). The weekly meetings and supervisory activities lasted for either 4 hours (Group 1) or 2 hours (Group 2). It may be concluded that the traineeship for Group 1 fulfilled its objective of academic qualification by developing mainly the trainees’ capacity for group coordination. Group 2 also benefited from the experience by increasing their maturity for professional choice.
Key words: Professional guidance; learning; operative group; career.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Psico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Psico como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.