Apego em adolescentes institucionalizadas: processos de resiliência na formação de novos vínculos afetivos
Palabras clave:
Apego, resiliência, institucionalização, adolescênciaResumen
Este estudo investigou a representação do apego em adolescentes institucionalizadas por medidas de proteção, através de três estudos de caso, de meninas entre 12 e 14 anos, que experienciaram separações da figura materna na infância. Os dados foram coletados nas instituições, através da inserção ecológica, análise dos prontuários, entrevistas com profissionais da equipe técnica e entrevistas individuais com as adolescentes. As entrevistas semidiretivas, elaboradas a partir de instrumentos de avaliação do apego, examinaram as percepções das participantes sobre relações com cuidadores na infância, relação atual com essas figuras, vivências de separações ou perdas, qualidades e percepções atribuídas às relações e experiências da infância. Os dados foram discutidos identificando-se os aspectos atribuídos aos padrões de apego, tendo sido observados os padrões preocupado/ansioso e evitativo/desapegado, nos casos investigados. Os resultados apontaram presença de processos de resiliência na construção de novas relações afetivas estabelecidas após a institucionalização, tanto com pares como com adultos. Palavras-chave: Apego; resiliência; institucionalização; adolescência.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Psico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Psico como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.