Profissionalização de psicólogos para atuação em casos de abuso sexual
Palabras clave:
psicologia clínicaResumen
Neste artigo discutimos a formação e o treinamento de alunos de Psicologia, enquanto observadores e/ou coterapeutas, em Grupos Multifamiliares (GMs) com famílias em que suas crianças e/ou adolescentes foram vítimas de abuso sexual intra ou extrafamiliar. Privilegiamos os aspectos relacionados aos sentimentos suscitados a partir dessa experiência e das contribuições para a sua formação enquanto futuro profissional psicólogo. Os estudantes, trinta mulheres e quatro homens (20 a 45 anos), receberam e responderam o instrumento por e-mail, o qual foi elaborado para conhecermos as condições objetivas e subjetivas de aprendizagem e participação deles na atividade. Sobre os resultados, tivemos dois eixos de sentimentos e atos: um nomeado como negativos (revolta, impotência, raiva, desconfiança) e outro que favorece o crescimento profissional/pessoal do aluno (sensibilidade para com o sofrimento alheio, maior disponibilidade em ouvir e reavaliação de preconceitos). O segundo eixo identificou contribuições positivas para a formação e futura atuação profissional dos alunos. Palavras chave: Formação profissional e psicologia; aluno de psicologia; abuso sexual; formação do psicólogo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Psico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Psico como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.