Razones de la evasión, experiencias académicas y adaptabilidad carrera en la universidad

Autores/as

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade de São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade de São Francisco
  • Simone Nenê Portela Dalbosco Faculdade Meridional

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872

Palabras clave:

Adaptabilidad, Desarrollo profesional, Enseñanza superior.

Resumen

El estudio avalúa sí la vivencia académica y la adaptabilidad de carrera están asociadas a los motivos para la evasión en la enseñanza superior privada de una muestra de 153 universitarios. Los instrumentos de recogida de los datos fueron, un Cuestionario socioeconómico, Cuestionario de la Vivencia Académica-Reducido (QVA-r), Escala de Adaptabilidad de Carrera (CAAS) y Escala de Motivos para la Evasión de la Enseñanza Superior (M-ES). A través de la estadística descriptiva, de correlación de Pearson y regresión lineal múltiple, concluyese que el modelo, incluyendo QVA-r y la CAAS juntos, es lo más adecuado para predecir la M-ES, factores de razones relacionadas con la Carrera, el Rendimiento Académico, Interpersonal y la Autonomía, explicando entre el 14,3 % y el 19 % la varianza.

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Biografía del autor/a

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade de São Francisco

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), campus Itatiba e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-associado da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestão 2015-2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade de São Francisco

Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou artigos em revistas científicas qualificadas, livros e capítulos de livros. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do conselho editorial de várias revistas na área de psicologia e do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2015). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017).

Simone Nenê Portela Dalbosco, Faculdade Meridional

Doutoranda em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF, 2015). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2009). Graduação em Psicologia - Habilitação em Formação de Psicólogo pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998) e Graduação em Psicologia - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998). Atualmente é professora da Faculdade Meridional (IMED), do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa (ICSEC). Participa dos Projetos de Pesquisa intitulados Processos e Intervenções em Saúde e Qualidade de Vida e Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais em Diferentes Contextos, vinculados a Escola de Psicologia da IMED. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Sociais (NEPHS) da IMED e participa do Grupo de Pesquisa intitulado Adaptação acadêmica no Ensino Superior, em parceria com a Universidade São Francisco (USF, SP). Tem experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Avaliação Psicológica e Consultoria Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, desenvolvimento de liderança, educação corporativa, habilidades sociais nas organizações e instituições de ensino.

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Publicado

2016-12-31

Cómo citar

Ambiel, R. A. M., dos Santos, A. A. A., & Dalbosco, S. N. P. (2016). Razones de la evasión, experiencias académicas y adaptabilidad carrera en la universidad. Psico, 47(4), 288–297. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872

Número

Sección

Artículos