Percepção e insatisfação corporal:um estudo em crianças brasileiras
Palabras clave:
Percepção corporal, insatisfação corporal, meninos, meninas, BrasilResumen
Percepção corporal distorcida e insatisfação corporal são critérios diagnósticos de transtornos alimentares. Tais transtornos vêm aumentando sua prevalência e diminuindo sua idade de início, atingido crianças a partir de sete anos. Analisou-se a percepção e a insatisfação corporal em meninas e meninos da cidade de São Luis, Maranhão. Trezentos e quarenta e sete participantes (160 meninos e 187 meninas) de 8 a 12 anos foram pesados, medidos e completaram o questionário Children Body Image Scale, sobre percepção e insatisfação corporal infantil. Encontrou-se que 26,4% da amostra apresentam sobrepeso ou obesidade, que o nível de percepção corporal foi subestimado e que 64% estão insatisfeitos com seu corpo. Encontraram-se diferenças significativas em imagem desejada segundo o gênero; em discrepância perceptiva segundo IMC e idade; e em insatisfação corporal segundo IMC. Com a constatação de que distorção e insatisfação corporal estão presentes na infância, se percebe necessidade de instrumentos específicos e validados para essa idade no Brasil, bem como a investigação de sua gênese e manutenção para a criação de programas de tratamento e prevenção.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Psico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Psico como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.