Heterogeneidade nas estratégias de leitura/escrita em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Palavras-chave:
Dificuldades de leitura e escrita, modelo de Dupla-Rota, Neuropsicologia, Estratégias de Leitura e Escrita, DilexiasResumo
As características das dificuldades de leitura e escrita em crianças variam conforme o sistema de escrita na qual estão sendo alfabetizadas. Este estudo visa analisar as estratégias de leitura e escrita de palavras de crianças de 2ª série com dificuldade de leitura e escrita (n = 14), comparando-as às de crianças de 2ª série competentes na leitura e escrita (n = 15) e às de crianças de 1ª série (n = 9), emparelhadas pelo desempenho na leitura e escrita de palavras. Nas crianças de 2ª série com dificuldade de leitura e escrita foram encontradas dissociações duplas na leitura (os leitores preferencialmente fonológicos e os preferencialmente lexicais) e simples na escrita (escritores preferencialmente fonológicos). Além disso, houve casos em que ambas rotas estavam deficitárias. Considerando a semelhança de perfis entre os casos de 1ª série e de 2ª série com dificuldade de leitura e escrita, estes últimos podem estar apresentando atraso de desenvolvimento de leitura e escrita.
Palavras-chave: dificuldades de leitura e escrita; modelo de Dupla-Rota; Neuropsicologia; estratégias de leitura e escrita; dislexias.
ABSTRACT
Heterogeneity in the reading/writing strategies in children with reading and writing difficulties
The characteristics of reading and writing difficulties in children vary according to the system by which the children are being taught to read and write. This study aims to analyze the word reading and writing strategies in second grade children with reading and writing difficulties (n = 14) and to compare them with two groups: competent reading and writing second graders (n = 15) and first graders (n = 9), paired to word reading and writing performance. In second grade children with reading and writing difficulties we found double dissociations in reading (the preferably phonological readers and the preferably lexical readers) and simple dissociations in writing (preferably phonological writers). Besides, there were cases with deficits in both routes. Considering the similar profiles between first grade cases and second grade cases with reading and writing difficulties, the latter can be presenting a developmental backwardness in reading and writing.
Key words: Reading and writing difficulties; Dual-Route model; Neuropsychology; reading and writing strategies; dyslexia.
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