Mensuração da sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares com método psicofísico e estímulos radiais

Autores

  • Natanael Antonio dos Santos
  • Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos França
  • Aline Mendes Lacerda Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Resumo

O objetivo deste trabalho foi utilizar o método psicofísico da escolha forçada para mensurar a função de sensibilidade ao contraste para freqüências radiais (FSCr) na faixa de 0,25-2 cpg em crianças pré-escolares. Foram estimados limiares de contraste para 15 participantes (dez crianças e cinco adultos). Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram diferenças significantes entre as curvas de FSCr de crianças de 4 anos, 5 anos e adultos. Os resultados mostram ainda que as curvas de FSCr de crianças de 4 e 5 anos apresentam perfis semelhantes a dos adultos. Estes resultados sugerem que o método psicofísico da escolha forçada pode ser utilizado para mensurar a FSCr de crianças a partir dos 4 anos. Palavras-chave: Sensibilidade ao contraste; desenvolvimento visual; criança pré-escolar; freqüência radial; método da escolha forçada.

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Publicado

2008-05-21

Como Citar

dos Santos, N. A., França, V. de C. R. de M., & Lacerda, A. M. (2008). Mensuração da sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares com método psicofísico e estímulos radiais. Psico, 39(1). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/1533

Edição

Seção

Artigos