Mensuração da sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares com método psicofísico e estímulos radiais
Resumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar o método psicofísico da escolha forçada para mensurar a função de sensibilidade ao contraste para freqüências radiais (FSCr) na faixa de 0,25-2 cpg em crianças pré-escolares. Foram estimados limiares de contraste para 15 participantes (dez crianças e cinco adultos). Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram diferenças significantes entre as curvas de FSCr de crianças de 4 anos, 5 anos e adultos. Os resultados mostram ainda que as curvas de FSCr de crianças de 4 e 5 anos apresentam perfis semelhantes a dos adultos. Estes resultados sugerem que o método psicofísico da escolha forçada pode ser utilizado para mensurar a FSCr de crianças a partir dos 4 anos. Palavras-chave: Sensibilidade ao contraste; desenvolvimento visual; criança pré-escolar; freqüência radial; método da escolha forçada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.