Motivação para aprender em adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública militar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.25895Palavras-chave:
adolescência, Ensino Médio, motivação intrínseca, motivação extrínseca.Resumo
A motivação para aprender é objeto de estudo de inúmeras disciplinas do conhecimento, pois está relacionada com a aprendizagem escolar. Este estudo objetiva investigar a motivação intrínseca (MI) e extrínseca (ME) em adolescentes do Ensino Médio de uma escola militar, verificando quais as diferenças nos tipos de motivação por sexo e faixa etária. Participaram 236 adolescentes de 14 a 18 anos (M=15,5; DP=0,84) de ambos os sexos, sendo 138 (59%) meninas. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio (EMA-EM) e uma ficha de dados sociodemográficos. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e teste t de Student. Os resultados evidenciaram que a MI é maior do que a ME. Quanto à faixa etária, houve diferença significativa apenas quanto à motivação total, tendo os adolescentes mais novos mais motivação do que os mais velhos. Os resultados são discutidos com base na teoria motivacional intrínseca e extrínseca e demonstram que, no geral, os adolescentes estão motivados para a aprendizagem.
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