Estudo da correlação entre apnéia, sintomas depressivos e memória cotidiana.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar a correlação entre a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS), sintomas depressivos e memória cotidiana, tendo como hipótese uma correlação positiva entre a SAOS e sintomas depressivos e entre SAOS e memória cotidiana. A amostra foi composta de 30 pacientes (19 homens, 11 mulheres), com idade entre 29 e 59 anos. Esses pacientes foram submetidos ao exame polissonográfico. Os pacientes que atingiram o índice de apnéia/hipopnéia (IAH), compatível com a caracterização da síndrome, preencheram o Inventário Beck de Depressão (BDI) e o Questionário dos Esquecimentos Cotidianos (QEC). Foram calculados os coeficientes de correlação de Spearman entre os índices de IAH-BDI e entre IAH-QEC. O teste de Kruskal-Wallis foi aplicado para verificar diferenças entre os grupos de acordo com o nível de severidade da SAOS. A hipótese da pesquisa não foi corroborada. Diferenças estatisticamente significativas entre os grupos foram detectadas quando se avaliou o IAH.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.