Evasão no ensino superior

análise sistemática da literatura entre 2010 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41563

Palavras-chave:

Evasão, Instituições de Ensino Superior, Revisão de literatura

Resumo

A evasão universitária é um fenômeno complexo, que se caracteriza pela decisão ativa do estudante em abandonar o curso. Este estudo teve como objetivo revisar a literatura científica (método PRISMA) acerca da evasão universitária dos últimos dez anos (2010 e 2019) no Portal dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos 18 artigos analisados, as maiores frequências foram de estudos transversais, publicados entre 2016 e 2019, em periódicos das áreas de Psicologia e da Educação. Maiores frequências de investigações com discentes nos cursos da área “Negócios, administração e direito” e de instituições públicas. Os construtos associados à evasão foram vivências acadêmicas, adaptabilidade de carreira, satisfação com a instituição e autoeficácia na formação superior. Questionários sem estudos psicométricos anteriores foram os instrumentos mais utilizados para mensurar motivos para evasão. Outras discussões e recomendações são apresentadas no decorrer do artigo.

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Biografia do Autor

Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, SP, Brasil.

Possui graduação em Psicologia (Formação e Bacharelado) pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). É mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru).

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, SP, Brasil

Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Sagrado Coração; Pós-graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP/FC); bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (PQ-Nível 2).

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Dias Fuzinelli, J. P., & Cardoso, H. F. (2023). Evasão no ensino superior: análise sistemática da literatura entre 2010 e 2019. Psico, 54(2), e41563. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41563