Pobreza e riqueza segundo o grupo sociocultural – um estudo de representações sociais
Resumo
Observamos representações sociais da pobreza e riqueza enquanto fenômenos marcados por história e cultura de grupos, incluindo classe social e etnia. Foram 90 participantes sendo que 43 se autodenominaram Brancos (B), 47 Negros (N). Foi aplicado um questionário em escolas públicas de ensino médio sobre ser pobre/rico; como explica a pobreza/riqueza; como acabar com a pobreza. Houve diferenciação entre B e N quanto a ser pobre/rico. Sobre ser pobre/rico, os B manifestaram mais temas sobre condição financeira/dinheiro e sustento (moradia, alimento), enquanto os N indivíduo psicológico, constrangimento civil e apropriação/vantagem. Sobre as explicações da pobreza, os B consideraram mais a dimensão financeira/dinheiro e dramatização/emocionalismo e, os N, ressaltaram governo/administração pública. Para acabar com a pobreza, os N apontaram ação de governo/distribuição de renda e solidariedade/organização social na sociedade. Já para explicar a riqueza, os B mencionaram conquista individual, pecado, herança, enquanto os N apropriação/vantagem, falcatrua/mentira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.