Grades não prendem pensamentos: limites da institucionalização na reconstrução do projeto de vida do adolescente
Palavras-chave:
delinquência juvenil, institucionalização de adolescentes, psicologia do adolescente.Resumo
O objetivo geral deste estudo foi identificar se a medida sócio-educativa de internação tem sido eficaz no sentido de oportunizar a reconstrução do projeto de vida do adolescente. Realizamos uma pesquisa quantitativa de fonte documental, analisando 736 fichas de identificação dos adolescentes, do sexo masculino, internados no município de Santa Maria/RS, e a seguir consultamos o Sistema de Consultas Integradas da Superintendência de Serviços Penitenciários. Do total dos jovens pesquisados, apenas 36% possuía apenas um ingresso na instituição e 52,9% haviam sido presos até março de 2008. Este percentual revela a ineficácia da internação nestes casos, a qual pode estar relacionada com a gravidade dos casos, com os problemas e dificuldades historicamente identificados nestas instituições de assistência e com a própria natureza do trabalho que é realizado. Conclui-se que a qualidade das relações interpessoais constitui-se como aspecto crucial a ser considerado na construção de programas de atendimento mais eficazes.Downloads
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Publicado
2011-05-25
Como Citar
Zappe, J. G., & Dias, A. C. G. (2011). Grades não prendem pensamentos: limites da institucionalização na reconstrução do projeto de vida do adolescente. Psico, 42(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/6762
Edição
Seção
Artigos