Autismo e psicodiagnóstico de Rorschach
Palavras-chave:
autismo, psicodiagnóstico de Rorschach, inteligência, afeto.Resumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar e analisar as características cognitivas e afetivas de crianças diagnosticadas com autismo e que apresentavam inteligência conservada, através do Psicodiagnóstico de Rorschach pelo Sistema Com- preensivo de Exner. Crianças com essa condição apresentam déficit nos processos afetivos-sociais básicos desde idades muito precoces. Foram estudados, pelo teste de Rorschach, 21 meninos, com idade variando entre 6 anos e 3 meses a 16 anos e 3 meses diagnosticados como autistas, através dos critérios do DSM IV-TR e que apresentavam indícios de inteligência na faixa de normalidade, medida pela Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, terceira edição. Os dados obtidos mostraram a existência de uma relativa integridade do processamento perceptivo-cognitivo. Foi positivo o índice do déficit relacional, demonstrando dificuldades em enfrentar as demandas comuns do meio social, dado com- patível com a descrição clínica do quadro. Quanto às variáveis selecionadas para serem observadas, encontrou-se uma grande variabilidade em muitas delas, o que indica que não se pode afirmar que façam parte de um perfil específico para crianças com Transtornos Globais de Desenvolvimento, constituindo-se provavelmente, em características individuais.Downloads
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Publicado
2012-02-28
Como Citar
Gattas Fernandes do Nascimento, R. S., Araújo, C. A. de, & Junior, F. B. A. (2012). Autismo e psicodiagnóstico de Rorschach. Psico, 42(4). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/8733
Edição
Seção
Artigos