Construção e percepção do risco no ensino geográfico
uma proposta didática de cartografia social com a técnica têxtil arpillera
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46560Palavras-chave:
Percepção do risco;, Educação geográfica;, Cartografia socialResumo
A iminência de desastres e eventos extremos afeta o corpo social de diversas formas, variando conforme a posição de cada grupo na escala de vulnerabilidade socioambiental. A percepção de risco, tanto coletiva quanto individual, é crucial para prevenir e mitigar esses efeitos. Um processo educativo que aborde essas questões é necessário, considerando as mudanças climáticas atuais. Este artigo objetiva explorar como o ensino de Geografia pode ajudar na construção social e percepção do risco, utilizando a cartografia social. Propomos a técnica têxtil Arpillera, criada por mulheres chilenas para denunciar injustiças sociais. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica argumentativa, explorando conceitos centrais e experiências relacionadas ao tema. Concluímos que essa técnica pode melhorar o ensino de Geografia, promovendo a conscientização e a compreensão dos riscos socioambientais, fortalecendo o senso coletivo e a construção de uma cultura de percepção do risco.
Downloads
Referências
Acselrad, Henri. 2016. “Justiça ambiental e construção social do risco”. Ciência e Cultura 68 (3): 41-45.
Almeida, Alfredo. 2013. “Nova cartografia social: Territorialidades específicas e politização da consciência das fronteiras.” In Povos e Comunidades Tradicionais – Nova cartografia social: Livros, mapas, catálogo, fascículos, simpósios e vídeos, organizado por Alfredo Almeida, Emanuel Farias Júnior. Manaus: Edições.
Callai, Helena. 2018. “Educação geográfica para a formação cidadã.” Revista de Geografia Norte Grande 70: 9-30. https://doi.org/10.4067/S0718-34022018000200009.
Castellar, Sonia Maria Vanzella. 2017. “Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico”. Revista Brasileira de Educação em Geografia 7(13): 207-232.
Cidade, Lúcia. 2013. “Urbanização, ambiente, risco e vulnerabilidade: Em busca de uma construção interdisciplinar.” Caderno Metropolitano 15(29): 171-191. https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/15821.
Bandeira, Karolini, Sarah Teófilo. 2024. “Conseguimos recuperar e foi tudo destruído: Escolas do RS são atingidas por chuvas pela segunda vez em seis meses.” O Globo. 9 maio 2024. https://oglobo.globo.com/brasil/sos-rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/09/conseguimos-recuperar-e-foi-tudo-destruido-escolas-do-rs-sao-devastadas-por-chuvas-pela-segunda-vez-em-seis-meses.ghtml.
Dutra, Adriana. 2015. “Problematizando o conceito de risco.” O Social em Questão 33: 177-192.
Frémont, Armand. 1980. A região, espaço vivido. Coimbra: Almedina.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018. População em áreas de risco no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE.
Marandola Junior, Eduardo, Daniel Hogan. 2005. “Vulnerabilidade e riscos: Entre geografia e demografia.” Revista Brasileira de Estudos de População 22(1): 29-53. https://www.rebep.org.br/revista/article/view/253.
Movimento dos Atingidos por Barragens. 2015. Mulheres atingidas por barragens em luta por direitos e pela construção do projeto energético popular. São Paulo: MAB.
Pereira, Felipe. 2024. “Porto Alegre não investiu um centavo em prevenção contra enchentes em 2023”. Uol Notícias, 7 maio 2024. https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/05/07/porto-alegre-nao-investiu-um-centavo-em-prevencao-contra-enchentes-em-2023.htm?cmpid=copiaecola.
Serra, Enio. 2021. “O espaço vivido e a pedagogia situada de Paulo Freire.” Teias 22(67): 133-144. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62401.
Severino, Antônio. 2006. “A busca do sentido da formação humana: Tarefa da Filosofia da Educação.” Educação e Pesquisa 32(3): 619-634. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300013.
Silva, Fábia. 2022. “Arpillera, o tecido pedagógico da resistência feminista no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB: Uma inspiração chilena para as mulheres rurais do Nordeste do Brasil.” Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50022.
Torquato, Bruno. 2024. “Enchentes no RS danificam 40% das escolas da rede estadual e afetam mais de 200 mil alunos.” CNN Brasil. 12 maio 2024. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/enchentes-no-rs-danificam-40-das-escolas-da-rede-estadual-e-afetam-mais-de-200-mil-alunos/.
Valencio, Norma. 2016. “Elementos constitutivos de um desastre catastrófico: Os problemas científicos por detrás dos contextos críticos.” Ciência e Cultura 68(3): 41-45. https://doi.org/10.21800/2317-66602016000300013.
Veyret, Yvette. 2007. Os riscos: O homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Conversas & Controvérsias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.