Morte violenta de mulheres: uma análise acerca das ocorrências de feminicídios na cidade de Santa Maria/RS
Keywords:
violência de género, feminicídio, mulheres.Abstract
O presente trabalho propõe um estudo socioantropológico, que busca informar o debate em torno dos dados mais recentes sobre a violência de gênero. Este estudo analisa e tem como objetivo capturar o fenômeno da violência de gênero, que resulta em crimes de feminicídio na cidade de Santa Maria / Rio Grande do Sul - Brasil no período de 2006 a 2012. As violências de gênero têm cada vez mais apresentando-se como o tema de fatores espaciais e da vida das mulheres que vivem em áreas urbanas ou rurais. Neste contexto, a violência de gênero aparece fenômeno multiforme e aprofundada pelo fenômeno da violência psicológica e física. Tratar das taxas de feminicídio contra as mulheres demonstram a face mais agravada da violência. Como metodologia será utilizado um construto de fonte primária de dados, um jornal diário de circulação local chamado A Razão, com base no qual se buscou construir algumas tipologias em relação à violência de gênero no caso feminicídios contra mulheres na cidade de Santa Maria no período de 2006 a 2012. Esse período temporal foi selecionado, pois é o período de experiência da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher na cidade de Santa Maria e criação da Lei Federal Nº 11.340/ 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha. No período foram registrados 26 homicídios contra mulheres, onde a mulher é a vítima e o homem é o agressor, no caso o assassino.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Conversas & Controvérsias implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Conversas & Controvérsias as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.