“A China Venceu? O Desafio Chinês à Supremacia Norte- Americana”, de Kishore Mahbubani
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-5694.2022.1.42027Palavras-chave:
China, Estados Unidos, GeopolíticaResumo
A presente resenha busca explicar as principais ideias presentes no livro A China Venceu? O Desafio Chinês à Supremacia Norte-Americana. O autor, Kishore Mahbubani, é diplomata e acadêmico da Universidade Nacional de Singapura. Atuou como ministro das relações exteriores de Singapura por mais de três décadas e foi presidente do conselho de segurança das Nações Unidas na gestão 2001-2002. A análise de sua mais recente obra é pertinente pela experiência em importantes postos de estado e pela importância que esse conflito ocupa nas relações internacionais contemporâneas.
Downloads
Referências
Fukuyama, Francis. 1992. O fim da histó ria e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco.
Huntington, Samuel P. 2010. O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Tradução de M. H. C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva.
Kissinger, Henry. 2011. Sobre a China. Rio de Janeiro: Objetiva.
Mahbubani, Kishore. 2021. A China Venceu? O Desafio Chinês à Supremacia Norte-Americana. Rio de Janeiro: Intrínseca.
Nau, Henry. 2003. O mito da decadência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Pieterse, Jan. 2009. O Fim do Império Americano? Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Conversas & Controvérsias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.