Educação antirracista

um olhar para as escolas públicas em Cabo Verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2025.1.46505

Palavras-chave:

políticas educacionais, educação antirracista, escola pública, Cabo Verde

Resumo

O presente texto tem por objetivo lançar um olhar preliminar sobre as possíveis ações educativas com vistas à inclusão das diferenças socioculturais e ao combate ao racismo em escolas na República de Cabo Verde. Além de breve contextualização histórica que nos ajudou, ainda que brevemente, a entender a suposta rejeição do cabo-verdiano ao africano do continente, bem como o processo de constituição da sua própria identidade, a pesquisa, de modo geral, tem como foco principal aquilatar políticas curriculares e ações efetivas nas escolas, com vistas à inclusão das diferenças e da diversidade sociocultural nesse país. Para isso, adentra no cotidiano de escolas, no sentido de mapear, caracterizar e analisar as abordagens realizadas sobre o tema. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório reflexivo que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação direta e a entrevista semiestruturada com professores como forma de investigação. Para a análise dos dados, debruçamo-nos na análise de conteúdo a partir dos estudos de Bardin (2016). Os resultados apontam que os professores entrevistados apresentam uma compreensão bastante clara da questão da diversidade sociocultural crescente no país, porém também sinalização limitações em termos da definição de políticas que os auxiliem nos encaminhamentos da questão das diferenças socioculturais e seus desdobramentos.

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Biografia do Autor

Eugenia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá, Amapá, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora associada da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atua no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá, Amapá, Brasil.

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, em São Leopoldo (RS). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Silva Foster, E. da L., & Serrão Custódio, E. (2025). Educação antirracista: um olhar para as escolas públicas em Cabo Verde. Estudos Ibero-Americanos, 51(1), e46505. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2025.1.46505