A universidade como vetor de desenvolvimento social
a Curricularização da Extensão na PUCRS
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2025.1.47840Palavras-chave:
Curricularização da Extensão, Ensino Superior, PUCRS, Formação Acadêmica, Responsabilidade socialResumo
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão está na base na concepção das universidades, visando à formação integral dos sujeitos, para inserção no mundo do trabalho e pleno exercício da cidadania. Nesse contexto, a Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do Brasil é uma possibilidade potente, assegurando a integração das universidades às demandas sociais, promovendo espaços formativos conectados à realidade. Este estudo analisa a implementação dessa prática na PUCRS, destacando seus desafios e benefícios. A inserção da extensão nos currículos acadêmicos da PUCRS fortalece a formação dos estudantes universitários, estimulando o aprendizado interdisciplinar e a responsabilidade social. Destaca-se, para tanto, que a efetivação da Curricularização da Extensão exige planejamento pedagógico estruturado e engajamento institucional. Os resultados indicam que a curricularização contribui para a qualificação da experiência universitária, impactando positivamente a comunidade. Conclui-se que a continuidade das pesquisas e práticas extensionistas é essencial para consolidar essa abordagem.
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