A universidade como vetor de desenvolvimento social

a Curricularização da Extensão na PUCRS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2025.1.47840

Palavras-chave:

Curricularização da Extensão, Ensino Superior, PUCRS, Formação Acadêmica, Responsabilidade social

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão está na base na concepção das universidades, visando à formação integral dos sujeitos, para inserção no mundo do trabalho e pleno exercício da cidadania. Nesse contexto, a Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do Brasil é uma possibilidade potente, assegurando a integração das universidades às demandas sociais, promovendo espaços formativos conectados à realidade. Este estudo analisa a implementação dessa prática na PUCRS, destacando seus desafios e benefícios. A inserção da extensão nos currículos acadêmicos da PUCRS fortalece a formação dos estudantes universitários, estimulando o aprendizado interdisciplinar e a responsabilidade social. Destaca-se, para tanto, que a efetivação da Curricularização da Extensão exige planejamento pedagógico estruturado e engajamento institucional. Os resultados indicam que a curricularização contribui para a qualificação da experiência universitária, impactando positivamente a comunidade. Conclui-se que a continuidade das pesquisas e práticas extensionistas é essencial para consolidar essa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denizar Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde pela PUCRS, professor titular, pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS, atua como Diretor de Graduação na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada. Com ampla experiência na área de Gestão Acadêmica, Avaliação e Procuradoria Institucional.

Adriana Justin Cerveira Kampff , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS e professora titular da PUCRS, em que atua como Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Com ampla experiência em Tecnologia Educacional e Gestão Acadêmica, dedica-se a temas como ensino a distância, formação docente e inovação digital na educação.

 

Manuir José Mentges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Atua como Reitor da PUCRS e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Conselho de Administração da Rede Marista. Doutor em Educação, pela PUCRS. Desenvolve pesquisas na área das Ciências Humanas, com ênfase em Educação, Gestão, Internacionalização e Redes de Cooperação para a Educação Superior.

Referências

APPADURAI, A. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro: EdUFF, 2008.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7. De 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 49-50, 19 dez. 2018.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/. Acesso em: 31 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

GALLOUJ, Faiz; RUBALCABA, Luis; TOIVONEN, Marja; WINDRUM, Paul. Understanding social innovation in services industries. Industry and Innovation, [s. l.], v. 25, n. 6, p. 551-569, 21 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13662716.2017.1419124

OLSSON, Per; GALAZ, Victor. Social-ecological innovation and transformation. In: NICHOLLS, Alex, MURDOCK, Alex. (ed.). Social innovation. London: Palgrave Macmillan, 2012. p. 223-247. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230367098_10

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, c.2025. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 mar. 2025.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2023-2027. Porto Alegre, 2023.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS). Política de extensão universitária PUCRS. Porto Alegre, 2021.

WESTLEY, Frances. The social innovation dynamic. Canadá: Waterloo Institute for Social Innovation and Resilience, 2008. Disponível em: https://www.torontomu.ca/content/dam/cpipe/documents/Why/Frances%20Westley%2C%20Social%20Innovation%20Dynamic.pdf. Acesso em: 25 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

da Silva Melo, D. A., Justin Cerveira Kampff , A., & Mentges, M. J. (2025). A universidade como vetor de desenvolvimento social: a Curricularização da Extensão na PUCRS. Estudos Ibero-Americanos, 51(1), e47840. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2025.1.47840

Edição

Seção

Responsabilidade Social da Educação: Entre Dilemas e Possibilidades