v. 9 n. 2 (2016): Tecnologias no aprendizado e no ensino da leitura e da escrita & Literatura e Misticismo Judaico (Kabbalah)

Organizadores

Linguística: Vera Wannmacher Pereira, Fernanda Leopoldina Viana e Tamiris Machado Gonçalves

Literatura: Charles Kiefer e Bruno Mazolini 

Publicado: 2016-12-31

Apresentação

  • Tecnologias no aprendizado e no ensino da leitura e da escrita em perspectiva psicolinguística e interfaces

    Vera Wannmacher Pereira, Fernanda Leopoldina Viana, Tamiris Machado Gonçalves
    195-199
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.25847
  • Literatura & misticismo judaico (Kabbalah)

    Charles Kiefer
    370-381
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23647

Linguística

  • Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1

    Ana Sucena, Ana Filipa Silva, Fernanda Leopoldina Viana
    200-212
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23812
  • Os movimentos oculares como ferramenta metodológica para o estudo das dificuldades de leitura em crianças com TDAH

    Inmaculada Escudero, Paloma Martínez, José Antonio León
    213-225
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23788
  • Avaliação de softwares educacionais indicados ao aprendizado inicial da leitura e da escrita

    Catiane Sillva Santos, Ronei Guaresi
    226-240
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23566
  • Considerações sobre a elaboração de um instrumento de pesquisa virtual para investigar a consciência textual no ensino do gênero textual conto

    Leandro Lemes do Prado
    241-252
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23814
  • Parafrasear: Por quê? Para quê?

    Onici Claro Flôres
    253-263
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23314
  • Leitura de charges: questões metodológicas

    Tamiris Machado Gonçalves
    264-281
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23809
  • Oficina de leitura e escrita inspirada em literatura, cinema e fantástico

    Alessandra da Rosa Trindade Camilo, Simone Becker, Valdirene Alves Fontanella
    282-294
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23551
  • O uso do dicionário como estratégia metacognitiva de aquisição lexical na leitura em mídia virtual e impressa

    Claudia Finger-Kratochvil, Margarete G. M. de Carvalho
    295-309
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23815
  • Intertextualidade e compreensão leitora: ensino da leitura com apoio da tecnologia

    Danielle Baretta, Jésura Lopes Chaves
    310-325
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23816
  • Recursos educacionais multimidiáticos para o estímulo à leitura na educação infantil

    Elenice Larroza Andersen
    326-335
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23569
  • Ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da atenção e da percepção da progressão temática no texto

    Gabriela Fontana Abs da Cruz, Gabrielle Perotto de Souza da Rosa, Patricia de Andrade Neves, Patrícia Martins Valente
    336-354
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23826
  • Um elo entre letramento digital e o ensino de inglês para a formação de leitores brasileiros

    Nelza Mara Pallu
    355-369
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23497

Literatura

  • O kotel como palimpsesto, o verbo e a fé na narrativa em “Milagre secreto”

    Aline Coelho da Silva
    382-390
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23782
  • “Os círculos de abuláfia”: mística judaica e contracultura

    Andrea Martins Lameirão Mateus
    391-402
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23824
  • Shakespeare, Kabbalah e a responsabilidade sobre o mistério das coisas

    Carlos Roberto Bueno Ferreira, Claudio Levitan
    403-410
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23755
  • De um lado a outro do eu ao infinito que habita em nós: Uma experiência mística judaica em Clarice Lispector

    Estevan de Negreiros Ketzer
    411-423
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23632
  • O Princípio

    Michael Laitman, Tatiana Barbiero Frantz
    424-446
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23822