Imagem cinematográfica e pensamento: imagem-afeção na confluência das teorias de Peirce e Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27989Palavras-chave:
Deleuze/Peirce, imagem cinematográfica, pensamentoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa, que trata da relação entre pensamento e imagem cinematográfica, considerando-se as teorias elaboradas por Gilles Deleuze, na confluência com as de Charles Sanders Peirce. Entre as modalidades de imagem-movimento, conceito desenvolvido por Deleuze no livro A Imagem-movimento Cinema 1, neste artigo, prioriza-se a imagem-afeção. Com o propósito de compreender tal conceito e explicitar o papel deste no pensamento, trata-se, em linhas gerais, do conceito de imagem-movimento e de suas divisões, mas acopladas às categorias fenomenológicas peirceanas; em seguida, classifica-se a imagem-afeção, a partir de definições e da taxionomia advindas da gramática especulativa, um dos ramos da semiótica ou lógica desenvolvida por Peirce, destacando-se os diversos tipos de ícone. A importância deste artigo está em colocar em evidência o potencial das teorias peirceanas, que fluem com as deleuzeanas, para a compreensão do pensamento, ou de imagens em movimento.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espirito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento Cinema 1. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
______. A imagem-tempo Cinema 2. Editora Brasiliense, 2013.
DRIGO, Maria Ogécia. Comunicação e Cognição: semiose na mente humana. Porto Alegre: Sulina/EdUniso, 2007.
DRIGO, Maria Ogécia. Imagem cinematográfica e pensamento: a imagem-percepção na confluência de teorias de Deleuze e Peirce. Revista E-Compós, Brasília, v. 19, n. 2, maio/ago. 2016.
DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana. C. P. de. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
MACHUCO ROSA, António (Ed.). Charles Sanders Peirce, Antologia Filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1998.
PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers. Hartshorne, Charles and Weiss, Paul (eds.), v. 1, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931a.
______. Collected Papers. Hartshorne, Charles and Weiss, Paul (eds.), v. 2, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931b.
______. Collected Papers. Hartshorne, Charles and Weiss, Paul (eds.), v. 5, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931c.
______. Collected Papers. Burks, Arthur W. (ed.), v. 8, Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1958.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.