Estratégias para a produção de publicidade social sobre a violência contra a mulher e problematizações sobre a denúncia
um olhar a partir das teorias de Luc Boltanski
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46445Palavras-chave:
publicidade social de combate à violência contra a mulher, sofrimento a distância, engajamento do espectador, narrativa nas mídiasResumo
O objetivo deste artigo é examinar a publicidade social que tematiza a violência doméstica contra a mulher tendo como base teórica a obra Distant Suffering, do sociólogo Luc Boltanski. No livro, o autor desenvolve reflexões sobre a política de piedade, que trata do sofrimento do outro, e sua relação com a mídia e o espectador. Nossa investigação recorre, então, a um conjunto documental formado por quatro peças audiovisuais produzidas entre os anos de 2019 e 2022, sendo duas brasileiras, uma peruana e uma britânica. Enquanto as produções brasileiras procuram engajar o espectador para a denúncia, a peça peruana tem um propósito educativo, e a britânica objetiva angariar recursos para a ONG que sustenta a campanha. Cada peça foi submetida aos instrumentos internos de análise mencionados por Jacques Aumont e Michel Marie para a análise de produções fílmicas, isto é, descritivos e citacionais. Para avaliar o potencial de incitar a piedade no espectador para cada uma das causas apresentadas, desenvolvemos uma metodologia de análise baseada na fórmula delineada por Boltanski para a produção de formas expressivas, que combina aspectos universais e particulares de representação de situações e de vítimas de violência. Isso nos permitiu concluir quais peças teriam maior ou menor potencial de engajar o espectador em atos de piedade, considerando os objetivos de cada uma.
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