Um novo gênero cinematográfico: o documentário catástrofe
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4091Palavras-chave:
Documentário, catastrofismo, estética científicaResumo
Este artigo busca cartografar uma idéia do que chamamos de documentário-catástrofe, como um novo gênero cinematográfico. Nosso foco de interesse são dois filmes de tema semelhante e natureza diferente: o premiado Uma verdade inconveniente, protagonizado pelo ex-vicepresidente dos Estados Unidos, Al Gore, e o documentário da BBC, Estamos mudando nosso planeta? realizado pelo jornalista David Attenborough. Nestes documentários o mundo é o personagem principal, com um conjunto retórico e estético capaz de convencer e fascinar os espectadores, num jogo de construção de imagens de destruição que atinge no coração visual nosso afeto por este planeta e esta vida, antes tão fotogênicos.Downloads
Referências
ARENDT, H., A condição humana, Rio de Janeiro, Forense, 2001.
DUPUY, J.P., A catástrofe, o império da técnica e o desaparecimento da natureza: a tentação de apagar a política com a técnica. In: NOVAES, Adauto (org.). O esquecimento da política. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
EGRI, C.P.; PINFIELD, L.T. As organizações e a biosfera: ecologia e meio ambiente. In: CLEGG et al. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998.
IPCC. Fourth Assessment. Report, 2007
LATOUR, B, SCHWARTZ,C E CHARVOLIN F, Crise dos meios ambientes: desafios às ciências humanas, In: ARAÚJO, Hermetes Reis de. (Org.). Tecnociência e Cultura, Ensaio sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
LENOBLE, R. História da idéia de natureza. Citado por: DULLEY, R. Noção de Natureza, Ambiente, Meio Ambiente, Recursos Ambientais e Recursos Naturais, Agric. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26. 2004.
MOSCOVICI, S. Natureza, para pensar a ecologia. Rio de Janeiro: Mauad X: Instituto Gaia, 2007.
NICHOLS, B. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005.
SERRES, M. Atlas. Lisboa, Instituto Piaget, 1997.
SINGER, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. Ed. 2. São Paulo: Cosac &Naify, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.