Efeitos da cultura organizacional no desenvolvimento dos modelos de governança corporativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.13830Palavras-chave:
Cultura organizacional, Governança corporativa, Cultura informacionalResumo
A governança corporativa pode ser compreendida como um modelo de gestão que visa construir uma boa relação entre gestores, controladores, acionistas minoritários e demais atores. Implantar a governança corporativa em uma organização requer muitas vezes uma mudança cultural. A governança corporativa como modelo organizacional necessita reforçar os comportamentos culturais de seus membros, de modo que apoiem os princípios e valores que incrementam a relação entre a organização e seus stakeholders. O processo de estruturação societária de uma organização é em grande parte determinada pela cultura. Sendo a cultura organizacional um conjunto de valores que diferencia uma organização das outras, é natural que estas organizações encontrem dificuldades de adaptação quando da implantação de valores internacionais.
Downloads
Referências
ANDRADE, Adriana; ROSSETTI, Jose Paschoal. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas, 2004.
BRATTON, John. Work and organizational behaviour. New York: Palgrave MacMillan, 2007.
CONTI, Tito. Avaliações de qualidade aperfeiçoam a governança corporativa. In: BERTIN, Marcos. E. J.; WATSON, Gregory H. (Org.). Governança corporativa: excelência e qualidade no topo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
KAPPLER, Leora; LOVE, Inessa. Corporate governance, investor protection, and performance in emerging markets. World Bank Policy Research Working Paper, n. 2818, Apr. 2002.
LA PORTA, Rafael et al. Investor protection and corporate governance. Journal of Financial Economics, v. 58, p. 3-27, Oct. 2000.
MICHALISCHEN, Fernanda. Evidencias de migração de empresas de capital aberto para os níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa: um estudo de evento. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de São Paulo, 2008.
RITTER, Michael. Cultura organizacional. Buenos Aires: La Crujía, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005.
______. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
ROSS, Stephen A. The economic theory of agency: The principal problem. American Economic Review, v. 63, n. 2, 1973.
SAINSAULIEU, Renaud; KIRSCHNER, Ana Maria. Sociologia da empresa: organização, poder, cultura e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SCHEIN, Edgar H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
SIFFERT FILHO, Nelson. Governança corporativa: padrões internacionais e evidências empíricas no Brasil nos anos 90. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, p. 123-146, jun. 1998.
SILVA, Edson C. Governança corporativa nas empresas: guia prático de orientação para acionistas. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVEIRA, Alexandre D. M. Governança corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
SILVEIRA, Alexandre D. M. Mitos da governança corporativa no Brasil. Revista Capital Aberto, São Paulo, v. 6, n. 62, p. 70-71, out. 2008.
SROUR, Robert H. Poder, cultura e ética nas organizações: o desafio das formas de gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
STEINBERG, Herbert. Governança corporativa: pessoas criam as melhores e as piores práticas. São Paulo: Gente, 2003.
VERGASTA, Patricia D. Cultura e aprendizagem organizacional. Revista Eletrônica de Administração e Negócios, v. 3, jan.-dez. 2001. Disponível em: http://revistaacademica.net/trabalho/t20001310.html . Acesso em: 30 mar. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.