Indústrias criativas e interfaces da arte contemporânea: disseminação e estéticas relacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19348Palavras-chave:
Estéticas eletrônicas, Interfaces, Indústrias CriativasResumo
Frente ao potencial estético da comunicação, no contexto de indústrias criativas, surgem comunidades eletrônicas, que tem como principal preocupação a configuração de espaços urbanos para a produção de arte e de cultura. O presente artigo tem por objetivo discutir como se geram as imagens e as propostas artísticas com objetivos de circulação, comunicação e provocação cultural nas ambiências virtuais e urbanas de projetos culturais. O processo comunicacional e artístico amplia suas dimensões, questionando a linearidade dos processos de percepção e conhecimento. Metodologicamente, mediante conceitos como interface e estéticas de disseminação e relacionais, o presente artigo discute experiências que articulam propostas artísticas com amplas preocupações comunicacionais, culturais e políticas. Trata-se de duas iniciativas localizadas em municípios pouco favorecidos pelas políticas culturais: o SuBte Café, em Alvorada e o Coletivo Consciência Coletiva, em Novo Hamburgo.
Downloads
Referências
ARANTES, Priscila. “Arte e mídia no Brasil: perspectivas da estética digital”. Ars (São Paulo), v. 3, n. 6, USP, 2005.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008.
CASTELLS, Manuel. “A sociedade em rede: do conhecimento à política”. Belém/Portugal: Imprensa Nacional, 2005.
CASTELLS, Manuel & CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Conferência promovida pelo Presidente da República, 4 e 5 de março de 2005. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf Acesso em: 10 mar. 2013.
CORTAZAR, Julio. Rayuela. Buenos Aires: Alfaguara, 1963.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
DEMÉTRIO, Alexandre Bastos. Disseminação da are pela imagem: sítios de museus de arte no Brasil. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Porto Alegre, 2011.
GASPAR, Marcos Antonio; DONAIRE, Denis; SILVA, Maria Conceição Melo; MAIA, Carolina de Fátima Marques; BOAS, Eduardo Pinto Vilas; SANTOS, Silvio Aparecido. “Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software”. Revista de Negócios, v. 14, n. 4, 2009. Disponível em: http://repositorio.uscs.edu.br/ Acesso em: 2 maio 2014.
GIARDELLI, Gil. “A ruptura coletiva e a economia criativa”. In: Economia criativa: um conjunto de visões. São Paulo: Fundação Telefônica, 2012. Disponível em: http://laladeheinzelin.com.br/wp-content/uploads/2013/05/2012EconomiaCriativaum_conjunto_de_vis%C3%B5es.pdf Acesso em: 25 mar. 2013.
GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
JOYCE, Michel. Afternoon, a story. Eastgate Systems, Watertown MA/USA. 1990.
HADY BA, M. Mouhamadou el. “L’interface Langage/Pensée”. Tese. École des Hautes Études em Sciences Sociales. Paris, 2012.
QUÉAU, Philippe. Image et ordinateur: Vers une nouvelle culture? In: BILLET, Jean; BRENOT, Jean-Louis et Maddy; BRODER, Albert; CARDOT Fabienne; CASTEL, François Du; HAUET, Jean-Pierre; PELPEL, Jacques; RICHARD, Guy; SANSOT, Pierre; STEMMELEN, Eric. Culture Technique n. 17. Nº special: Electricité, Electronique, Civilisation. Cuxac D'Aude, 1987.
ROGUE, Évelyne. “De l’esthétique de la commutation et de l’interactivité dévoilante via l’esthétique de l’implémentation”. Paru sur Turbulences Vidéo, France, n. 41, 2003.
VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasília: UnB, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.