Mapeamento das pesquisas em Telejornalismo no Brasil: um estudo da produção acadêmico-científica de 2010 a 2014
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.4.20534Palavras-chave:
Televisão, pesquisas em telejornalismo, mapeamentoResumo
A partir de uma contextualização de reconfigurações da televisão e dos telejornais na atualidade, este artigo apresenta um mapeamento das pesquisas em telejornalismo no Brasil. Revela o estado da arte dos estudos dos noticiários televisivos sob diferentes abordagens, identificando as suas principais representações institucionais e regionais, questões discutidas e referências teórico-metodológicas adotadas. Este trabalho consiste em uma contribuição para o contínuo avanço das investigações nesse campo de conhecimento, considerando que análises das formas de produção, distribuição e consumo da TV e dos telejornais em contextos locais e nacionais distintos colaboram para a compreensão do telejornalismo como fenômeno cultural relevante na contemporaneidade.Downloads
Referências
ANDREJEVIC, Mark. The twenty-first-century telescreen. In: TURNER, Graeme; TAY, Jinna (Org.) Television Studies after TV. Understanding Television in the Post-Broadcast Era. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BARNETT, Steven. The Rise and Falls of Television Journalism. Londres, Nova Iorque: Bloomsburry Academic, 2011.
BECKER, Beatriz. Televisão e novas mídias: repensando o papel das audiências nos telejornais. E-Compós, vol. 17, n. 2, 2014. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/1072/768 Acesso em: 7 fev. 2015.
BENNET, James; STRANGE, Niki. Television as Digital Media. Durham; Londres: Duke University Press, 2011.
BIVENS, Rena. Digital Currents: how technology are shapping TV NEWS. Toronto: University of Toronto Press, 2014.
BORELLI, Silvia Helena Simões. Gêneros ficcionais: Materialidade, cotidiano, imaginário. In: SOUZA, Mauro W. (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.
CUNNINGHAM, Stuart. Reinventing television: the work of the “innovation” unit. In: TURNER, Graeme; TAY, Jinna (Org.), Television Studies after TV, Understanding Television in the Post-Broadcast Era. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2009.
CURRAN, James. Media and Democracy. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2011.
CURTIN, Michael. Matrix Media. In: TURNER, Graeme; TAY, Jinna (Org.) Television Studies after TV, Understanding Television in the Post-Broadcast Era. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2009.
GILLAN, Jennifer. Television Brandcasting: the return of the content-promotion hybrid. Nova Iorque; Londres: Routledge, 2015.
GRIPSRUD, Jostein. Relocating Television: Television in the Digital Context. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2010.
INTERCOM – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais dos XXV, XXVI e XXVII Congressos. Disponíveis em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/lista_area_DT1-TE.htm;
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/lista_area_DT1-TE.htm;
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/lista_area_DT1-TE.htm. Acesso em: 27 set. 2014.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2003.
MARTÍN-BARBERO, J.; REY, G. Os Exercícios do Ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.
MORLEY, David. Televisão, Tecnologia e Cultura: uma abordagem contextualizada. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, vol. 1, n. 3, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/292 Acesso em: 21 mar. 2015.
PARKS, Lisa; KUMAR, Shanti. Planet TV: a global television reader. Nova Iorque; Londres: New York University Press, 2003.
SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari (Org.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística Aplicada. Florianópolis: INSULAR, 2013.
TURNER, Graeme; TAY, Jinna. Television Studies After TV: understanding television in the Post-Broadcast Era. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2009.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Trans. Isabel Crossetti. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SILVA, Edna de Mello. Panorama da Pesquisa Científica em Telejornalismo: os congressos como espaços de difusão e consolidação do campo. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz de Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Intercom, set. 2014.
Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-0655-1.pdf Acesso em: 27 mar. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.