Mestres do domínio dos outros: narrativa e estilo em Seinfeld
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25049Palavras-chave:
Seinfeld, narrativa, estiloResumo
O artigo analisa a série Seinfeld e sua ruptura com as convenções de gênero historicamente construídas na TV americana. Para tal, nossa análise observa duas dimensões da estética do programa: a narrativa e a estilística. Do ponto de vista da estética narrativa, indicamos a ruptura com o modelo dramático orientado a um objetivo (ou o “modelo aristotélico”, hegemônico na TV do período). Do ponto de vista estilístico, consideramos o quanto a crescente adoção de práticas de produção pouco comuns levou à constituição de um sitcom híbrido entre o multicâmera e os programas de câmera única.
Downloads
Referências
ACKERMAN, Andy: entrevista (parte 2) [Nov. 2007]. Entrevistadora: Jenny Matz. Los Angeles: The Television Academy Foundation, 2007. Disponível em: http://www.emmytvlegends.org/interviews/people/andy-ackerman# Acesso em: 14 nov. 2015.
BERCIANO, Rosa. La Comédia Enlatada: De Lucille Ball a Los Simpsons. Barcelona, Editorial Gedisa, 1999.
CHERONES. Tom: entrevista (parte 2) [Jun. 2011]. Entrevistadora: Amy Harrington. Los Angeles: The Television Academy Foundation, 2011. Disponível em: http://www.emmytvlegends.org/interviews/people/tom-cherones# Acesso em: 12 nov. 2015.
KRUTNIK, Frank “A Spanner in the Works? Genre, Narrative and the Hollywood Comedian”. In: KARNICK, Kristine B.; JENKINS, Henry. Classical Hollywood Comedy. New York: Routledge, 1995a.
LACEY, Nick. Narrative and Genre: Key concepts in media studies. New York: Palgrave, 2000.
LEVINE, Josh. Pretty, Pretty, Pretty Good: Larry David and the Making of Seinfeld and Curb Your Enthusiasm (Kindle Edition). Toronto: ECW Press, 2010.
MARC, David. Origins of the genre: in search of the radio sitcom. In: DALTON, Mary; LINDEN, Laura. The sitcom reader: america viewed and skewed. New York: State University of New York Press, 2005.
MILLS, Brett. The Sitcom. Edinburgh: Edinburgh University Press Inc., 2009.
MINTZ, Rick. The Great TV Sitcom Book. New York: Richard Marek Publishers, 1988.
MORREALE, Joanne. Critiquing the sitcom: A Reader. New York: Syracuse University Press, 2003.
PALLOTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Editora Ártica, 1988.
PELEGRINI, Christian H. Sujeito Engraçado: a produção de comicidade pela instância de enunciação em Arrested Development. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais), Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 2014.
ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SEINFELD SEASONS 1 – 9. Direção: Ackerman Andy. SONY PICTURES – SONY, 1989 - 2008.
SMITH, Greg M. Ploting a Show About Nothing: Patterns of Narration on Seinfeld. Creative Screenwriting, v. 2, n. 3, p. 82–90, 1995.
THOMPSON, Kristin. Story telling in Film and Television. Cambridge, Harvard University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.