Globalização e Desglobalização: Outro Dilema da Pós-Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27918Palavras-chave:
Comunicação, Globalização, DesglobalizaçãoResumo
Esse artigo investigará o movimento paradoxal e desglobalizante de protecionismo, de neonacionalismo, e de fechamento de fronteiras da política das nações, em relação ao movimento contrário dos meios de comunicação digitais, internet, que tendem a pressionar as populações para ampliação dos contatos, cada vez mais globalizantes, dada ao alto potencial de alcance e extensão da percepção que esses meios são capazes de produzir nas relações humanas. Com isso pretende-se analisar e compreender esse impasse que amplia as incertezas na sociedade, além de revelar a influência dos meios digitais no processo de globalização, e sua influência na constituição do sujeito pós-moderno. Compreender as tensões causadas pelo dilema entre intenções políticas nacionalistas e o movimento dos meios de comunicação globalizantes trará mais um componente, que revelará motivações para o aumento dos discursos nacionalistas, da xenofobia, e da intolerância quanto outras culturas, ideias, crenças. A pesquisa é teórica e exploratória, onde foi feito um levantamento bibliográfico e a observação dos fenômenos. Como se trata de uma pesquisa teórica, espera-se como resultado a produção de um texto que possa fornecer subsídios para compreensão de um fenômeno dos nossos dias, bem como a produção de um material que possa dar acesso às teorias da comunicação e da organização política à outros pesquisadores.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 2004.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Zygmunt; MAURO, Ezio. Babel: Entre a Incerteza e a Esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
NETTO, José Teixeira Coelho. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1990.
CRUZ, Daniel Nery da. Lypovetsky x Bauman. Revista Conhecimento Prático Filosofia. São Paulo: Escala, Ano 7, ed. 46, p. 18-35, dez. 2013.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
HUTCHEON, Linda. A Poética do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
LIPOVETSKY. Gilles. Os tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1996.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.