O incômodo da música ambiente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44189Palavras-chave:
música ambiente, incômodos musicais, conflitos, espaço públicoResumo
A grande presença de música em ambientes públicos fechados é uma marca de nossa sociedade contemporânea. Usualmente a sonorização de espaços com música é pensada como forma de alterar o clima geral do ambiente positivamente, conferindo ao local um perfil simbólico e emocional desejado. No entanto, muitas vezes os indivíduos que frequentam tais espaços são mobilizados negativamente com a música ambiente, deflagrando insatisfações e incômodos. A partir de dezenas de entrevistas realizadas sobre incômodos musicais, o artigo discute as dimensões afetivas e os efeitos da música ambiente em variados espaços sociais, destacando que a música ambiente muitas vezes produz sensações desagradáveis e até mesmo afugenta determinadas pessoas de tais locais.
Downloads
Referências
ARENI, Charles; KIM, David. Influence of Background Music on Shopping Behaviour. Advances in Consumer Research, [s.l.], v. 20, 336-340, 1993.
BECKER, Judith. Deep listeners: music, emotion and trancing. Bloomington: Indiana University Press, 2004.
BLACKING, John. Music, culture and experience. Chicago; London: Chicago University Press, 1995.
CRUICKSHANKS, Karen et al. Prevalence of hearing loss in older adults in Beaver Dam, Wisconsin. American Journal of Epidemiology, [s.l.], v. 148, n. 9, 879-886, 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordjournals.aje.a009713
DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511489433
FRITH, Simon. Why Does Music Make People So Cross? Nordic Journal of Music Therapy, [s.l.], v. 13, n. 1, 64-69, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/08098130409478098
FRITH, Simon. Music and everyday life. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (ed.). Cultural study of music. New York; London: Routledge, 2003. p. 92-101.
KASSABIAN, Anahid. Ubiquitous listening. Berkley; Los Angeles; London: University of California Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1525/california/9780520275157.001.0001
LABELLE, Brandon. Acoustic Territories. New York; London: The Continuum International Publishing Group, 2010.
LANZA, Joseph. Elevator music. London: Quartet Books, 2004. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.8718
NORTH, Adrian; HARGREAVES, David; KRAUSE, Amanda. Music and consumer behavior. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael (ed.). Oxford Handbook of Music Psychology. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 789-802.
TROTTA, Felipe. Annoying music in everyday life. New York; London: Bloomsbury, 2020. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501360664
TURINO, Thomas. Music as social life: the politics of participation. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.