A pós-graduação em comunicação no Brasil

um registro de 1970 a 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45953

Palavras-chave:

ensino, formação docente, pós-graduação em comunicação, publicidade.

Resumo

A pós-graduação em comunicação tem por objetivo formar pesquisadores e docentes. Mas como se dá a formação docente em publicidade nesses programas? Buscando pistas sobre esses espaços formativos, realizamos uma pesquisa exploratória mapeando 59 cursos de mestrado e 30 cursos de doutorado em comunicação no Brasil. Com esses dados, desenhamos uma linha do tempo, de 1970 a 2023, um mapa com as localizações geográficas desses programas e um quadro com as temáticas das suas áreas de concentração. Analisando esses dados e cruzando-os com um levantamento bibliográfico, conseguimos perceber que os espaços formativos da publicidade foram sendo criados e expandidos conforme as necessidades do campo e que, com as transformações da contemporaneidade, é o momento de olharmos com mais detalhes para a formação docente na pós-graduação.

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Biografia do Autor

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil, com estágio pós-doutoral em andamento na Universidade de Sevilha (Fundación Carolina), em Sevilha, Espanha; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil; graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

Ariadni Loose, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa Capes, em Santa Maria, RS, Brasil; pós-graduada MBA em Marketing pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, RS, Brasil; graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, RS, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Nós Pesquisa Criativa (UFSM) e do Projeto de Ensino "50/50 - em busca da equidade de gênero no ensino e no mercado publicitário", ambos sob coordenação da Profª Drª. Juliana Petermann. Doutoranda em Comunicação, linha Estratégias Midiáticas, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa CAPES, em Santa Maria, RS, Brasil.

 

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Petermann, J., & Loose, A. (2025). A pós-graduação em comunicação no Brasil: um registro de 1970 a 2023. Revista FAMECOS, 32(1), e45953. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45953

Edição

Seção

Publicidade e Propaganda

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