A pós-graduação em comunicação no Brasil
um registro de 1970 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45953Palavras-chave:
ensino, formação docente, pós-graduação em comunicação, publicidade.Resumo
A pós-graduação em comunicação tem por objetivo formar pesquisadores e docentes. Mas como se dá a formação docente em publicidade nesses programas? Buscando pistas sobre esses espaços formativos, realizamos uma pesquisa exploratória mapeando 59 cursos de mestrado e 30 cursos de doutorado em comunicação no Brasil. Com esses dados, desenhamos uma linha do tempo, de 1970 a 2023, um mapa com as localizações geográficas desses programas e um quadro com as temáticas das suas áreas de concentração. Analisando esses dados e cruzando-os com um levantamento bibliográfico, conseguimos perceber que os espaços formativos da publicidade foram sendo criados e expandidos conforme as necessidades do campo e que, com as transformações da contemporaneidade, é o momento de olharmos com mais detalhes para a formação docente na pós-graduação.
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