Disputa entre regimes de visibilidade em videoclipes de Pe. Fábio de Melo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.47062Palavras-chave:
cultura pop, religião, videoclipe, performance.Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as práticas midiáticas de agentes do catolicismo, particularmente sacerdotes, em sua articulação com as lógicas e formatos da cultura pop, tendo como questão de pesquisa analisar se, nesta relação, estão sendo produzidas transformações significativas nas convenções imagéticas, estéticas, discursivas e performáticas que historicamente organizam a presença do catolicismo na cultura. Para tanto, tomou-se como objetos de análise dois videoclipes do padre Fábio de Melo, Proteção (2017) e Perfeita Contradição (2015). Metodologicamente, esta investigação utilizou as categorias residual, dominante e emergente da abordagem culturalista de Williams (1979) para analisar como as permanências e transformações nas convenções midiáticas do catolicismo em torno desse fenômeno foram examinadas, assim como as classificações do visível como ídolo ou ícones a partir dos pressupostos de Mondzain (2015). Como resultado, pôde-se verificar que a apropriação dos recursos, lógica e gramática da cultura pop para organizar a interação midiática e desenvolver produtos expressivos na obra de Fábio de Melo sinaliza a existência de uma tensão entre as experiências disponíveis na cultura religiosa tradicional e as brechas abertas no horizonte por novas formas de participar da cultura
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