O papel dos sistemas digitais de televisão na economia do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6878Palavras-chave:
Economia do conhecimento, TV digital, indústria culturalResumo
Este artigo busca analisar as características do conhecimento, como fator de produção econômica, relacionando-o com a cultura e a comunicação disseminados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). As constantes mudanças ocorridas dentro da sociedade, do sistema e da lógica de produção capitalista, a partir do incremento tecnológico, tornaram o conhecimento uma peça chave na “nova economia”. Considerado como a principal força de produção, o conhecimento foi incorporado a esta lógica, criando-se um ciclo similar ao da produção de um bem. Partindo-se do pressuposto de que o conhecimento é uma força de produção dividida em etapas, o presente trabalho terá como foco a fase da disseminação do conhecimento, com ênfase em modelos de TV digitais.Downloads
Referências
BAGDIKIAN, Bem H. O monopólio da mídia. São Paulo: Scritta Editorial, 1993.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação:
economia, sociedade e cultura, v.1. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999.
______. A Sociedade em Rede. v. 1, São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2003.
COSENTINO, Laércio. Software: a essência da TV Digital. TV Digital qualidade e interatividade. Brasília: IEL/NC, 2007.
FORAY, Dominique. L’économie de la connaissance. Paris: Ed. La Decouverte, 2000.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
MCLUHAN, Marshal & CARPENTER, Edmund. Revolução na comunicação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.
RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron books, 2001.
SARDINHA, Ruy L. Informação, conhecimento e valor. Tese (Doutorado em Filosofia) - USP, São Paulo, 2006.
VIZCAÍNO, Aurora. et alli A Multi-agent Model to Develop Knowledge Management Systems. Grupo Alarcos. Universidad de Castilla-la Mancha. Ciudad Real. Espanha. 2007. HICSS 2007. Havaí, EUA, 40th Annual Hawaii International Conference on Volume, Issue, Jan. 2007.
ZUFFO, Marcelo. A Convergência da Realidade Virtual e Internet Avançada em Novos Paradigmas de TV Digital Interativa. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos) - USP, São Paulo, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.