No estranho planeta dos seres audiovisuais: diálogos possíveis entre televisão e educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9471Palavras-chave:
Televisão, educação, análise televisual.Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre possibilidades de apropriação de produtos audiovisuais para a construção do conhecimento, estabelecendo diálogos entre televisão e Educação por meio de uma análise da série No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais, veiculada pelo Canal Futura, a qual explora a relação do homem contemporâneo com o texto audiovisual. Considera-se que a leitura crítica dos programas televisivos pode auxiliar os cidadãos a construir uma visão mais ampla sobre o papel central da comunicação e dos meios na atualidade, e estimular uma compreensão maior dos sentidos das mensagens produzidas pela televisão sobre a realidade social e sobre o próprio audiovisual como linguagem e forma de pensamento.Downloads
Referências
BALDESSAR, Maria José; GIGLIO, Kamil. O papel dos sistemas digitais na economia do conhecimento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 46-53, 2010.
BECKER, Beatriz. A linguagem do telejornal: um estudo da cobertura dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.
______. Uma experiência de leitura de mídia: do mito da imagem ao diálogo televisual. Cadernos de Letras (UFRJ), n. 26, jun. 2010.
CASETTI, Francesco; CHIO, Frederico di. Análisis de la televisión – instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Padós, 1999.
DAYAN, Daniel; KATZ, Elihu. A história em Directo, os acontecimentos mediáticos na Televisão, Minerva. Coimbra:
Minerva, 1999. [Edição portuguesa].
FERRÉS, Joan. Televisión y educación. Barcelona: Paidós, 1994.
GADOTTI, Moacir. Educação e comunicação: o papel dos meios na formação do aluno e do professor em educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.paulofreire.org.br Acesso em: ago. 2010.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pósmoderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC SP, 2003.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. SENAC, São Paulo, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F.da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003. Disponível em: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/umapaz/files/Morin.pdf Acesso em: 28 jun. 2008.
______. Comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, abr. 2003a.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco. Televisão e história. São Paulo: Contexto, 2010.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2009.
VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona: Paidós, 1996.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.