Programa de Educação de Jovens e Adultos: Da Experiência de Vida à Experiência Escolar
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, dificuldades de aprendizagem, história de vida, história da família.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na LDB 9.424/1996 e classificada como parte integrante da Educação Básica, apresentando-se, em muitos casos, como a única alternativa de inclusão social para os alunos que estão fora do sistema de ensino. Vygotsky demonstrou a importância da integração social como fonte do conhecimento e da mediação no processo de aprendizagem. O papel de mediadores pode e deve ser desempenhado pelos pais e professores. Nesta pesquisa qualitativa foram analisadas as características dos alunos da EJA a partir de entrevistas com quatro alunos de uma instituição particular da cidade de São Paulo. Investigando a história de vida familiar e escolar dos alunos e resgatando suas experiências, foi possível referenciá-las com as dificuldades que enfrentam no presente. Os resultados obtidos podem servir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e propostas metodológicas dos Programas de EJA, para adequá-las à realidade desse público-alvo.Downloads
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Publicado
2012-12-04
Como Citar
Coelho, A. L. A. S., & Fiamenghi Jr, G. A. (2012). Programa de Educação de Jovens e Adultos: Da Experiência de Vida à Experiência Escolar. Psico, 43(4). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/10140
Edição
Seção
Artigos