Os desafios da prática socioeducativa de privação de liberdade em adolescentes em conflito com a lei: ressocialização ou exclusão social?
Palavras-chave:
Representação Social, Adolescente, Privação de LiberdadeResumo
A criminalidade e a violência praticada por adolescentes são atualmente, um problema social, político e institucional afligindo famílias e desafiado a sociedade política a apresentar respostas institucionais efetivas e eficazes. Objetivou identificar as representações sociais (RS) da prática socioeducativa de privação de liberdade. Para tanto a amostra foi não-probabilística e intencional constituída de 115 adolescentes (institucionalizados em conflito com a lei e privados de liberdade), que responderam a um Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Fatorial de Correspondência pelo software tri-deux-mots. Os resultados predominam representações negativas da prática socioeducativa de privação de liberdade e da instituição ressocializadora, esses adolescentes atribuem significados a si mesmos, constituem sua subjetividade e definem seu papel enquanto sujeitos sociais. Urge uma compreensão da complexidade dos aspectos biopsicossociais da ressocialização de adolescentes institucionalizados.Downloads
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Publicado
2009-04-16
Como Citar
Dantas Estevam, I., de Lima Coutinho, M. da P., & Fernandes de Araújo, L. (2009). Os desafios da prática socioeducativa de privação de liberdade em adolescentes em conflito com a lei: ressocialização ou exclusão social?. Psico, 40(1). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/1440
Edição
Seção
Artigos