Produção científica da avaliação da leitura no contexto escolar
Palavras-chave:
leitura, avaliação psicológica, produção científicaResumo
O presente estudo investigou a produção científica voltada à avaliação da leitura no contexto escolar nos anos de 1996 a 2005. Foram analisados 33 artigos de 12 periódicos classificados como A Nacional segundo o QUALIS da CAPES. Os resultados evidenciaram um aumento das publicações nos últimos cinco anos. Houve ainda, a predominância de pesquisas provindas da região Sudeste e o uso da autoria múltipla. No que se refere à formação dos autores, houve a predominância de doutores. Quanto à amostra, os alunos do ensino fundamental e os universitários foram os mais estudados. Por fim, as análises evidenciaram que dentre os instrumentos, a técnica de Cloze foi a mais utilizada. O presente estudo revela a necessidade de pesquisas voltadas à avaliação da leitura, principalmente no que diz respeito à qualidade dos instrumentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.