Programa Multissensorial/Fônico: efeitos em pré-escolares em risco de apresentarem dificuldades de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.24197

Palavras-chave:

Letramento emergente, Consciência fonológica, Conhecimento de letras, Intervenção, Pré-escolares

Resumo

Este estudo avalia os resultados de um programa multissensorial com ênfase fônica sobre o desempenho em consciência fonológica (CF), conhecimentode letras (CL) e habilidades iniciais de leitura e escrita em pré-escolares. Participaram do estudo 36 alunos de uma Pré-escola Municipal, com idade média de 5,5 anos. O delineamento consistiu em Pré-teste, Intervenção e Pós-testes 1 e 2. As crianças que, no Pré-teste, obtiveram resultados inferiores nas provas de CL e/ou CF foram consideradas em risco para apresentar dificuldades na alfabetização. Habilidades de leitura e escrita também foram mensuradas. Os participantes foram distribuídos, aleatoriamente, em Grupo Multissensorial (GM) e Grupo Controle (GC). O GM participou de três sessões de intervenção semanais, durante quatro meses, totalizando 48 sessões. O GC realizou atividades alternativas. Os resultados indicam efeitos significativos da intervenção para as crianças do grupo de risco, para todas as habilidades avaliadas, sugerindo a eficácia do programa para prevenir dificuldades na alfabetização.

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Biografia do Autor

Mariana dos Santos Moretto Moreschi, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Departamento de Psicologia, àrea:Psicologia cognitiva

Doutora, USP -  Ribeirão Preto

Sylvia Domingos Barrera, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Departamento de Psicologia; área: psicologia Cognitiva

Doutora, USP; docente do Depto. de Psicologia, USP/RP.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Moreschi, M. dos S. M., & Barrera, S. D. (2017). Programa Multissensorial/Fônico: efeitos em pré-escolares em risco de apresentarem dificuldades de alfabetização. Psico, 48(1), 70–80. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.24197

Edição

Seção

Artigos