Invariância de medida e evidências de validade externa da Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.27433Palavras-chave:
Comportamentos agressivos, Evidências de validade, Crianças.Resumo
Os comportamentos agressivos são comuns na infância, o que exige o uso de instrumentos adequados para mensurá-los. O objetivo deste estudo foi testar a invariância de medida da Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S) e investigar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas. Participaram 237 cuidadores (M = 38,5; DP = 7,02; 70,6% mães) e 1.370 crianças,
com idades entre 7 e 13 anos (M = 9,87; DP = 1,28; 53,1% meninas), estudantes de escolas de ensino fundamental de três estados brasileiros. A Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo demonstrou invariância configural escalar e métrica da PAB-S. Já a Modelagem de Equações Estruturais indicou evidências de validade concorrente e convergente. Os resultados apontam para as adequadas propriedades psicométricas da PAB-S, sugerindo sua adequação para uso no contexto brasileiro. Novos estudos deverão ser conduzidos para agregar outras evidências de validade e confiabilidade da PAB-S.
Downloads
Referências
Achenbach T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA school-age forms & profiles. Burlington: Research Centre for Children, Youth and Families, University of Vermont.
American Educational Research Association [AERA], the American Psychological Association [APA] and the National Council on Measurement in Education [NCME] (2014). Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: American Educational Research Association.
Barón, J. O., Buelga, S., & Cava, M. J. (2016). The Influence of School Climate and Family Climate among Adolescents Victims of Cyberbullying. Comunicar, 46 (XXIV), 57-65. 10.3916/C46-2016-06
Berkowitz, L. (1993). Aggression: its causes, consequences, and control. Nova York: McGraw-Hill.
Borsa, J. C. (2016). Development and refinement of the Peer Aggressive Behavior Scale – PAB-S. Psychology: Research and Review, 29(19), 1-8. 10.1186/s41155-016-0029-5
Borsa, J. C. & Bandeira, D. R. (2011). Uso de instrumentos psicológicos de avaliação do comportamento agressivo infantil: Análise da produção científica brasileira. Avaliação Psicológica, 10(2), 193-203.
Borsa, J. C. & Bandeira, D. R. (2014a). Comportamentos Agressivos na Infância: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Borsa, J. C. & Bandeira, D. R. (2014b). The Peer Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB-Q): evidence of validity in the Brazilian context. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 36(2), 89-100. 10.1590/2237-6089-2013-0051
Bushman, B. J. & Anderson, C. A. (2001). Is it time to pull the plug on the hostile versus instrumental aggression dichotomy? Psychological Review, 108(1), 273-279. 10.1037/0033-295X.108.1.273
Card, N. A., Stucky, B. D., Sawalani, G. M., & Little, T. D. (2008). Direct and indirect aggression during childhood and adolescence: a meta-analytic review of gender differences, intercorrelations, and relations to maladjustment. Child Development, 79(5), 1185-229. 10.1111/j.1467-8624.2008.01184.x
Cheung, G. W. & Rensvold, R. B. (2002). Evaluating goodness-of-fit indexes for testing measurement invariance. Structural Equation Modeling, 9(2), 233-255. 10.1207/S15328007SEM0902_5
Coie, J. D. & Dodge, K. A. (1998). Aggression and antisocial behavior. In W. Damon & N. Eisenberg (Eds.). Handbook of child psychology: Social, emotional, and personality development (Vol. 3, pp. 779-862). Toronto: Wiley.
Crick, N. R. & Dodge, K. A. (1996). Social information-processing mechanisms in reactive and proactive aggression. Child Development, 67(3), 993-1002. 10.1111/j.1467-8624.1996.tb01778.x
DeSousa, D. A., Stringaris, A., Leibenluft, E., Koller, S. H., Manfro, G. G., & Salum, G. A. (2013). Cross-cultural adaptation and preliminary psychometric properties of the Affective Reactivity Index in Brazilian Youth: implications for DSM-5 measured irritability. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 35(3), 171-180. 10.1590/S2237-60892013000300004
Dodge, K. A. & Coie, J. D. (1987). Social-information-processing factors in reactive and proactive aggression in children's peer groups. Journal of Personality and Social Psychology, 53(6), 1146-1158. 10.1037/0022-3514.53.6.1146
Fite, P. J., Rubens, S. L., Preddy, T. M., Raine, A., & Pardini, D. A. (2013). Reactive/proactive aggression and the development of internalizing problems in males: The moderating effect of parent and peer relationships. Agressive Behavior, 40(1), 69-78. 10.1002/ab.21498
Forbes, G., Zhang, X., Doroszewicz, K., & Haas, K. (2009). Relationships between individualism–collectivism, gender, and direct or indirect aggression: A study in China, Poland, and the US. Aggressive Behavior, 35(1), 24-30. 10.1002/ab.20292
Fosco, G. M., Ryzin, M. V., Xia, M., & Feinberg, M. E. (2016). Trajectories of Adolescent Hostile-Aggressive Behavior and Family Climate: Longitudinal Implications for Young Adult Romantic Relationship Competence. Developmental Psychology, 52(7), 1139-1150. 10.1037/dev0000135
Kraemer, H. C., Measelle, J. R., Ablow, J. C., Essex, M. J., Boyce, W. T., & Kupfer, D. J. (2003). A new approach to integrating data from multiple informants in psychiatric assessment and research: mixing and matching contexts and perspectives. The American Journal of Psychiatry, 160(9), 1566-1577. 10.1176/appi.ajp.160.9.1566
Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2016). Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: análise e perspectivas. Psicologia & Sociedade, 28(1), 181-193. 10.1590/1807-03102015aop001
Little, T. D., Brauner, J., Jones, S. M., Nock, M. K., & Hawley, P. H. (2003). Rethinking Aggression: A Typological Examination of the Functions of Aggression. Merrill-Palmer Quarterly, 49(3), 343-369.
Martel, M. M., Markon, K., & Smith, G. (2016). Research Review: Multi-informant integration in child and adolescent psychopathology diagnosis. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 8(2), 116-128. 10.1111/jcpp.12611
McQuade, J. D., Breaux, R. P., Gómez, A. F., & Zakarian, R. J. (2016). Biased Self-Perceived Social Competence and Engagement in Subtypes of Aggression: Examination of Peer Rejection, Social Dominance Goals, and Sex of the Child as Moderators. Aggressive Behavior, 42(5), 498-509. 10.1002/ab.21645
Milfont, T. L. & Fischer, R. (2010). Testing measurement invariance across groups: Applications in cross-cultural research. International Journal of Psychological Research, 3(1), 111-121.
Miller, J. D. & Lynam, D. R. (2006). Reactive and proactive aggression: Similarities and differences. Personality and Individual Differences, 41(8), 1469-1480. 10.1016/j.paid.2006.06.004
Muthén, L. K. & Muthén, B. O. (2014). Mplus user’s guide. (Seventh Ed.). Los Angeles: Muthén & Muthén.
Nelson, H. J., Kendall, G. E., Burns, S. K., & Schonert-Reichl, K. (2017). A scoping review of self-report measures of aggression and bullying for use with preadolescent children. The Journal of School Nursing, 33(1), 53-63.
1177/1059840516679709
Price, J. M. & Dodge, K. A. (1989). Reactive and proactive aggression in childhood: Relations to peer status and social context dimensions. Journal of Abnormal Child Psychology, 17(4), 455-471. 10.1007/BF00915038
Rescorla, L. A., Ewing, G., Ivanova, M. Y., ..., & Plück, J. (2017). Parent-Adolescent Cross-Informant Agreement in Clinically Referred Samples: Findings from Seven Societies. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 46(1), 74-87. 10.1080/15374416.2016.1266642
Santo, B. J., Bass, E. C., Stella-Lopez, L., & Bukowski, W. M. (2017). Contextual influences on the relations between physical and relational aggression and peer victimization. School Psychology International, 38(1), 42-59. 10.1177/0143034316678655
Sass, D. A. (2011). Testing measurement invariance and comparing latent factor means within a confirmatory factor analysis framework. Journal of Psychoeducational Assessment, 29(4), 347-363. 10.1177/0734282911406661
Stringaris, A. (2011). Irritability in children and adolescents: A challenge for DSM-5. European Child & Adolescent Psychiatry, 20(2), 61-66. 10.1007/s00787-010-0150-4
Stringaris, A., Goodman, R., Ferdinando, S., Razdan, V., Muhrer, E., Leibenluft, E., & Brotman, M. A. (2012) The Affective Reactivity Index: a concise irritability scale for clinical and research settings. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 53(11), 1109-1117. 10.1111/j.1469-7610.2012.02561.x
Teodoro, M. L., Binsfeld, A., Saraiva, L., & Cardoso, B. M. (2014). Problemas emocionais e de comportamento e clima familiar em adolescentes e seus pais. Psico, 45(2), 168-175. 10.15448/1980-8623.2014.2.13172
Urbina, S. (2007). Fundamentos da Testagem Psicológica. Porto Alegre, RS: Artmed.
Vandenberg, R. J. & Lance, C. E. (2000). A review and synthesis of the measurement invariance literature: Suggestions, practices, and recommendations for organizational research. Organizational Research Methods, 3(1), 4-70. 10.1177/109442810031002
Wertz, J., Zavos, H. M. S., Matthews, T., Gray, R., Best-Lane, J., Pariante, C.M., Moffit, T.E., & Arseneault, L. (2016). Etiology of Pervasive Versus Situational Antisocial Behaviors: A Multi-Informant Longitudinal Cohort Study. Child Development, 87(1), 312-325. 10.1111/cdev.12456
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.