Invariancia de medida y evidencias de validez externa de la Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S)

Autores/as

  • Juliane Callegaro Borsa Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) http://orcid.org/0000-0001-7703-5509
  • Diogo Araujo DeSousa Faculdade Pio Décimo, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.27433

Palabras clave:

Comportamientos agresivos, Evidencias de validez, Niños.

Resumen

Los comportamientos agresivos son comunes en la infancia, lo cual exige el uso de instrumentos adecuados para evaluarlos. El objetivo de este estudio fue testar la invariancia de medida de la Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S) e
investigar evidencias de validez baseada en la relación con otras variables externas. Participaron 237 cuidadores (M = 38,5; DP = 7,02; 70,6% mamás) y 1370 niños, con edades entre 7 y 13 años (M = 9,87; DP = 1,28; 53,1% niñas), estudiantes de colegios de primaria de tres estados brasileños. El Análisis Factorial Confirmatório Multigrupo demonstró la invariancia configural escalar y métrica de la PAB-S. Ya el Modelaje de Ecuaciones Estructurales indicó evidencias adecuadas de validez concurrente y convergente. Los resultados señalas que las propiedades psicométricas de la PAB-S son adecuadas, lo cual sugiere que esta escala es pertinente para el uso en el contexto brasileño. Nuevos estudios deberían ser conduzidos para agregar otras evidencias de validez y confiabilidad de la PAB-S.

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Biografía del autor/a

Juliane Callegaro Borsa, Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica APlab - Pessoas & Contextos. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad). Supervisora de estágio profissionalizante no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/PUC-Rio). Bolsista Produtividade CNPq Nível 2; Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Fundadora e sócia-proprietária da Khipu Soluções em Psicologia. Tem mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência de estágio de doutorado no Grupo di Ricerca P.A.T. Psicometria Assessment e Testistica (Università di Bologna, Itália). Áreas de interesse: avaliação psicológica; construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos; avaliação de problemas emocionais e comportamentais na infância; avaliação de indicadores de saúde mental ao longo do ciclo vital, saúde e desenvolvimento humano, metodologia de pesquisa em psicologia

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Publicado

2018-08-24

Cómo citar

Borsa, J. C., & DeSousa, D. A. (2018). Invariancia de medida y evidencias de validez externa de la Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S). Psico, 49(2), 178–186. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.27433

Número

Sección

Artículos