Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: análise por gênero, série escolar e idade
Palavras-chave:
estratégias cognitivas, estratégias metacognitivas, gênero.Resumo
Estratégias de aprendizagem abrangem os recursos que os alunos empregam no momento do estudo e da aprendizagem, visando viabilizar o efetivo armazenamento, recuperação e utilização da informação. Este estudo visou levantar possíveis diferenças na utilização das estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental, considerando o gênero, a série escolar e a idade dos participantes. Participaram 815 alunos de 2ª a 8ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de São Paulo e Minas Gerais. A Escala de Estratégias de Aprendizagem, na sua versão de 37 itens, foi aplicada coletivamente. Por meio do teste t de Student foi possível evidenciar diferença estatisticamente significante entre os gêneros na pontuação da Escala de estratégias de aprendizagem. A ANOVA e o teste post-hoc de Tukey também revelaram diferenças significantes na pontuação da escala em razão da série escolar e idade dos alunos. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.