A marginalização dos estudos feministas e de gênero na psicologia acadêmica contemporânea
Abstract
O objetivo deste estudo foi problematizar os discursos sobre relações de gênero na psicologia acadêmica contemporânea. Inicialmente, apresentam-se as diferentes concepções de gênero a partir de diversas perspectivas teórico-epistemológicas. Em seguida, discorrem-se acerca da articulação dos estudos de gênero com o movimento feminista. São abordadas, ainda, políticas governamentais com vistas à inclusão da temática de gênero em diversos campos do saber, uma vez constatada a marginalização e a falta de legitimação dos estudos feministas e de gênero na academia, dentre elas, na psicologia acadêmica contemporânea. Uma vez que discursos constituem práticas, as autoras propõem-se a apresentar aqueles que comumente circulam na ciência psicológica em relação ao gênero, uma vez que serão constitutivos dos saberes e das práticas psicológicas incorporadas na formação. Palavras-chave: Discursos de gênero; universidade; feminismo; psicologia; políticas públicas; formação acadêmica.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Psico implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Psico as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.