A marginalização dos estudos feministas e de gênero na psicologia acadêmica contemporânea
Resumen
O objetivo deste estudo foi problematizar os discursos sobre relações de gênero na psicologia acadêmica contemporânea. Inicialmente, apresentam-se as diferentes concepções de gênero a partir de diversas perspectivas teórico-epistemológicas. Em seguida, discorrem-se acerca da articulação dos estudos de gênero com o movimento feminista. São abordadas, ainda, políticas governamentais com vistas à inclusão da temática de gênero em diversos campos do saber, uma vez constatada a marginalização e a falta de legitimação dos estudos feministas e de gênero na academia, dentre elas, na psicologia acadêmica contemporânea. Uma vez que discursos constituem práticas, as autoras propõem-se a apresentar aqueles que comumente circulam na ciência psicológica em relação ao gênero, uma vez que serão constitutivos dos saberes e das práticas psicológicas incorporadas na formação. Palavras-chave: Discursos de gênero; universidade; feminismo; psicologia; políticas públicas; formação acadêmica.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Psico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Psico como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.