La experiencia de la paternidad al final del primer año de vida del bebé

Autores/as

  • Beatriz Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Vitória Santos Arenhart Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Rita de Cassia Sobreira Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.28043

Palabras clave:

coparentalidad, relaciones familiares, desarrollo infantil, relaciones padres-niños.

Resumen

El objeto fue investigar la coparentalidad a los tres meses de vida del bebé. Participaron 26 familias nucleares, con hijo único. Madre y padre respondieron a entrevistas. El análisis de contenido cualitativo reveló responsabilidad predominantemente materna en los cuidados del bebé en la mayoría de las familias. La madre parecía ocupar una posición de guardiana de la relación padre-bebé, presentando comportamientos facilitadores o inhibidores del envolvimiento paterno. Todos los participantes mencionaron apoyo coparental, no obstante, también haya sido identificada la depreciación materna a la contribución paterna. El envolvimiento tríadico ocurría principalmente en los cuidados del bebé. Verbalizaciones de los genitores sugirieron buena calidad de comunicación familiar, más allá de buenos niveles de acuerdo sobre los cuidados. Se destacan aspectos gratificantes y desafiantes de la coparentalidad a los tres meses de vida, período en que los genitores están adaptándose a la nueva identidad y roles, para atender a las necesidades del hijo.

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Biografía del autor/a

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa da CAPES. Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da UFRGS. Possui experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Família e Psicologia da Saúde. Interessa-se principalmente por temas atinentes a Relações Familiares e Desenvolvimento Infantil.

Vitória Santos Arenhart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Estudante de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especial interesse por avaliação psicológica, psicoterapia psicanalítica, desenvolvimento infantil, práticas parentais e psicologia jurídica. É membro do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS). Atualmente, realiza estágio em Psicologia Clínica no Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA).

Rita de Cassia Sobreira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1982), Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1981) e doutorado em Psicologia pela University of London (1993). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Está vinculada ao programa de pós-graduação em Psicologia, na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Desenvolvimento Emocional. Sua linha de pesquisa abarca, principalmente, os seguintes tópicos: desenvolvimento emocional primitivo, parentalidade, gestação, parto e puerpério. Site: http://www.ufrgs.br/nudif

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche. Site: http://www.ufrgs.br/nudif; https://scholar.google.com.br/citations?user=opxAsoUAAAAJ&hl=pt-BR

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Publicado

2019-05-08

Cómo citar

Schmidt, B., Arenhart, V. S., Lopes, R. de C. S., & Piccinini, C. A. (2019). La experiencia de la paternidad al final del primer año de vida del bebé. Psico, 50(1), e28043. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.28043

Número

Sección

Artículos