A brincadeira como promotora da habilidade de comunicação intencional infantil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.32844Palavras-chave:
brincadeira, comunicação, intencionalidadeResumo
Esse estudo apresenta de uma revisão sistemática de pesquisas que abordam a atividade de brincadeira conjunta em interações mãe-bebê como favorecedora da habilidade de comunicação intencional infantil. Essa revisão seguiu as recomendações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse/ PRISMA e teve as buscas realizadas nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Pepsic, Scielo, Indexpsi, PsycInfo e Lilacs e também na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores utilizados foram “mother”, “baby”, “communication”, “intentionality” e “play”. A análise permitiu incluir 10 artigos e uma tese de doutorado que foram publicados entre 2008 e 2018. A pesquisa permitiu identificar a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema com pesquisas que investiguem estilos interativos de bebês com adultos em diferentes grupos sociais, contextos diversos de aprendizado, e tipos de brincadeira que podem fomentar o desenvolvimento de habilidades de comunicação intencional.
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