Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, professores, níveis de ensino.Resumo
A Síndrome de Burnout é o resultado do estresse crônico que é típico do cotidiano do trabalho, principalmente quando neste existe excessiva pressão, conflitos, poucas recompensas emocionais e reconhecimento. O estudo objetivou avaliar a relação entre a Síndrome de Burnout, níveis de ensino e variáveis laborais. A amostra do estudo constituiu-se de 171 professores de Porto Alegre e região metropolitana, 34 do ensino infantil, 48 do ensino fundamental, 31 do ensino médio e 58 de ensino universitário. Resultado obtido através de Análise de Variância identificou que professores de ensino infantil apresentam menores níveis de exaustão emocional e despersonalização em relação aos demais níveis de ensino. O ensino médio apresenta maior índice de despersonalização que o nível infantil e universitário. Com relação à realização profissional, todos os níveis diferem entre si, sendo o mais elevado o de ensino infantil, seguido pelo fundamental e universitário, sendo o menor índice apresentado pelo ensino médio. Variáveis laborais avaliadas através de correlação de Pearson associaram-se de forma diferenciadas nos grupos de ensino infantil e médio. Níveis de ensino fundamental e universitário não apresentaram associação com as variáveis laborais investigadas. Resultados sugerem ações diferenciadas de acordo com os níveis de ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.