Dados Normativos do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) em Estudantes do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
testes de cancelamento, psicometria, normas de desempenhoResumo
O presente artigo traz dados de normatização do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC). Participaram do estudo 524 sujeitos, com idades entre sete e 16 anos, estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada da cidade de Natal/RN. Foram analisadas as diferenças de desempenho dos estudantes em função do tipo de escola, sexo e faixa etária. Verificou-se que as variáveis: nível de escolaridade e tipo de escola mostraram-se estatisticamente significativas (p < 0,05), enquanto a variável sexo não apresentou relevância para diferenciação de desempenho dos estudantes. Em termos de acurácia e velocidade em tarefas que avaliam a seletividade e alternância, constatou-se aumento significativo no desempenho dos estudantes nas três primeiras séries do ensino fundamental e estabilização dos resultados nos três últimos anos, o que aponta para estabelecimento de platô no desenvolvimento atencional. O TAC apresentou sensibilidade para a detecção de aspectos neurodesenvolvimentais e características socioculturais do funcionamento cognitivo humano.Downloads
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Publicado
2012-12-10
Como Citar
Hazin, I., Falcão, J. T. da R., Garcia, D., Gomes, E., Cortez, R., Maranhão, S., … Dias, M. da G. B. B. (2012). Dados Normativos do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) em Estudantes do Ensino Fundamental. Psico, 43(4). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/9394
Edição
Seção
Artigos