Gastronomia, Cultura e Mídia: o longo percurso “Você é o que você come”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8199Palavras-chave:
Gastronomia, mídia, culturaResumo
Este texto se refere de uma maneira transversal à pesquisa que estamos desenvolvendo em torno de alguns eixos: corpo e subjetividade; a medicalização da sociedade, a representação pública das ciências nas revistas de divulgação e o imaginário tecnológico. Escolhemos como tema a gastronomia porque participando da relação inicial entre filosofia e medicina , nela reconhecemos a presença de um duplo eixo e de suas tensões na nossa formação ocidental: o uso dos prazeres e o cuidado de si. Na nossa atualidade, onde “a saúde substituiu a salvação”, é interessante pensar no contraste entre regras draconianas de cuidado de si e o prestígio dos elementos ligados à imaginação gastronômica, os chefs de cuisine e o que este contraste denuncia da nossa experiência de viver e consumir. Duas formas de conceber o excesso parecem presentes: o supérfluo incensado de um lado e tornado grotesco de outro.Downloads
Referências
ALLENDE, Isabel. Afrodite. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BRILLAT-SAVARIN, Antoine. A fisiologia do gosto. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995.
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São
Paulo: Martins Fontes, 1986.
KRONDL, Michael. O sabor da conquista: Veneza, Lisboa e Amsterdam na rota das especiarias. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
SERRES, Michel. Éclaircissements. Paris: Flammarion, 1992.
______. Hominescência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Veja, 1999.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.