Revisão Sistemática dos Instrumentos de Medida de Competências Socioemocionais em Crianças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42586Palavras-chave:
habilidades sociais, crianças, testes psicológicosResumo
As competências socioemocionais (CSs) são um conjunto amplo e multidimensional de habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais. Acessá-las é essencial para mapear os marcos do desenvolvimento infantil, bem como identificar possíveis prejuízos experimentados pelas crianças. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática com a identificação e a descrição de instrumentos psicológicos utilizados para avaliar as CSs em crianças. Para isso, foi realizada uma busca sequencial em 4 bases de dados (PubMed, SciELO, BDTD e LILACS). Um total de 18 trabalhos foram incluídos para a revisão final, sendo 10 de construção e 8 de adaptação. Os instrumentos apresentaram índices adequados de estrutura interna (validade e precisão). Em síntese, esta revisão sistemática possibilita (1) agregar evidências dos instrumentos presentes na literatura e (2) ajudar na adaptação e no desenvolvimento de ferramentas que apresentem indicadores psicométricos adequados nos diversos contextos de avaliação e intervenção. Finalmente, este trabalho também possibilita uma maior compreensão sobre as CSs.
Downloads
Referências
Achenbach, T. M. (1992). Manual for the Child Behavior Checklist/2–3 and 1992 Profile. University of Vermont.
Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2000). Manual for ASEBA Preschool-Age Forms & Profiles. University of Vermont.
Alvarez-Nuñez, L., González, M., Rudnitzky, F., & Vásquez-Echeverría, A. (2020). Psychometric properties of the Spanish version of the Ages & Stages Questionnaires: Social-Emotional in a nationally representative sample. Early Human Development, 149, 105157. https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2020.105157 DOI: https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2020.105157
American Educational Research Association, American Psychological Association, & Council on Measurement in Education. (2014). Standards for Educational and Psychological Testing. www.testingstandards.net/open-access-files.html
Anunciação, L., Chen, C. Y., Pereira, D. A., & Landeira-Fernandez, J. (2019). Factor structure of a Social-Emotional screening instrument for preschool children. Psico-USF, 24(3), 449–461. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240304 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240304
Bian, X., Xie, H., Squires, J., & Chen, C. Y. (2017). Adapting a parent-completed, socioemotional questionnaire in China: The ages & stages questionnaires: Social-Emotional. Infant Mental Health Journal, 38(2), 258–266. https://doi.org/10.1002/imhj.21626 DOI: https://doi.org/10.1002/imhj.21626
Briggs, R. D., Stettler, E. M., Silver, E. J., Schrag, R. D. A., Nayak, M., Chinitz, S., & Racine, A. D. (2012). Social-Emotional Screening for Infants and Toddlers in Primary Care. Pediatrics, 129(2), e377–e384. https://doi.org/10.1542/peds.2010-2211 DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2010-2211
Cardoso, F. G. C., Formiga, C. K. M. R., Bizinotto, T., Tessler, R. B., & Rosa, F. N. (2017). Concurrent validity of the Brunet-Lézine scale with the Bayley scale for assessment of the development of preterm infants up to two years. Revista Paulista de Pediatria, 35(2), 144–150. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005
Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. (2020). What Are the Core Competence Areas and Where Are They Promoted? https://casel.s3.us-east-2.amazonaws.com/CASEL-SEL-Framework-11.2020.pdf
Committee on Children With Disabilities. (2001). Developmental Surveillance and Screening of Infants and Young Children. Pediatrics, 108(1), 192–195. https://doi.org/10.1542/peds.108.1.192 DOI: https://doi.org/10.1542/peds.108.1.192
Costa, A. B. C., & Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In S. H. Koller, M. C. P. P. Couto, & J. Hohendorff (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55–70). Penso.
Damásio, B. F., & Grupo Semente Educação. (2017). Mensurando habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes: Desenvolvimento e validação de uma bateria (nota técnica). Trends in Psychology, 25(4), 2043–2050. https://doi.org/10.9788/TP2017.4-24Pt DOI: https://doi.org/10.9788/TP2017.4-24Pt
DeSousa, D. A., Moreno, A. L., Gauer, G., Manfro, G. G., & Koller, S. H. (2013). Revisão sistemática de instrumentos para avaliação de ansiedade na população brasileira. Avaliação Psicológica, 12(3), 397–410. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000300015&lng=pt&tlng=pt
Duby, J. C., Lipkin, P. H., Macias, M. M., Wegner, L. M., Duncan, P., Hagan, J. F., … Capers, M. (2006). Identifying infants and young children with developmental disorders in the medical home: An algorithm for developmental surveillance and screening. Pediatrics, 118(1), 405–420. https://doi.org/10.1542/peds.2006-1231 DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2006-1231
Durlak, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A. B., Taylor, R. D., & Schellinger, K. B. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, 82(1), 405–432. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x
Fonseca, A. C., Simões, A., Rebelo, J., & Cardoso, F. (1994). Um inventário de competências sociais e de problemas do comportamento e crianças e adolescentes: Child Behaviour Checklist de Achenbach (CBCL). Psychologica, 12, 55–78. https://www.researchgate.net/publication/268034575_Um_inventario_de_competencias_sociais_e_de_problemas_do_comportamento_em_criancas_e_adolescentes_-_o_Child_Behaviour_Checklist_de_Achenback_CBCL
Goodman, R. (1997). The strengths and difficulties questionnaire: A research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 38(5), 581–586. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1997.tb01545.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1997.tb01545.x
Goodman, R. (2001). Psychometric properties of the strengths and difficulties questionnaire. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 40(11), 1337–1345. https://doi.org/10.1097/00004583-200111000-00015 DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-200111000-00015
Hadders‐Algra, M., Tacke, U., Pietz, J., Rupp, A., & Philippi, H. (2020). Standardized Infant NeuroDevelopmental Assessment developmental and socio‐emotional scales: Reliability and predictive value in an at‐risk population. Developmental Medicine & Child Neurology, 62(7), 845–853. https://doi.org/10.1111/dmcn.14423 DOI: https://doi.org/10.1111/dmcn.14423
Koskelainen, M., Sourander, A., & Kaljonen, A. (2000). The Strengths and Difficulties Questionnaire among Finnish school-aged children and adolescents. European Child & Adolescent Psychiatry, 9(4), 277–284. https://doi.org/10.1007/s007870070031 DOI: https://doi.org/10.1007/s007870070031
Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Li, Y., Zhu, J. J., Coplan, R. J., Gao, Z. Q., Xu, P., Li, L., & Zhang, H. (2016). Assessment and implications of social withdrawal subtypes in young Chinese children: The Chinese version of the child social preference scale. Journal of Genetic Psychology, 177(3), 97–101. https://doi.org/10.1080/00221325.2016.1174100 DOI: https://doi.org/10.1080/00221325.2016.1174100
Madaschi, V., Mecca, T. P., Macedo, E. C., & Paula, C. S. (2016). Bayley-III scales of infant and toddler development: Transcultural adaptation and psychometric properties. Paideia, 26(64), 189–197. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201606 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272664201606
Marin, A. H., Silva, C. T., Andrade, E. I. D., Bernardes, J., & Fava, D. C. (2017). Social-emotional competence: Concepts and associated instruments. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 13(2), 92–103. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20170014 DOI: https://doi.org/10.5935/1808-5687.20170014
Martins, C. C. (2021). Escala de autorregulação socioemocional infantil: Construção e análise de qualidades psicométricas [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas]. Repositório Institucional da PUC-Campinas.
Mathiesen, M. E., Merino, J., Castro, G., Mora, O., & Navarro, G. (2011). Adaptación socioemocional en escolares: Evaluación de un instrumento nuevo en la provincia de Concepción. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 37(2), 61–75. https://doi.org/10.4067/s0718-07052011000200003 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052011000200003
Mecca, T. P., Antonio, D. A. M., & Macedo, E. C. (2012). Desenvolvimento da inteligência em pré-escolares: Implicações para a aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 29(88), 66–73. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Secretaria de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação.
Panizza, M. E., Cuevasanta, D., & Mels, C. (2020). Development and validation of a socio-emotional skills assessment instrument for sixth grade of Primary Education in Uruguay. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1–12. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e190066 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e190066
Primi, R., Santos, D., John, O. P., & Fruyt, F. (2016). Development of an inventory assessing social and emotional skills in Brazilian youth. European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 5–16. https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000343 DOI: https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000343
Pumar-Méndez, M. J., Lozano-Ochoa, C., Mujika, A., Bermejo-Martins, E., Carrasco, J. M., Tricas-Sauras, S., & Lopez-Dicastillo, O. (2021). A reliable and valid parent self-report tool to assess children’s global health needs. Journal of Pediatric Nursing, 56, e35–e41. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2020.07.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2020.07.008
Richaud, M. C., Lemos, V. N., Mesurado, B., & Oros, L. (2017). Construct validity and reliability of a new Spanish empathy questionnaire for children and early adolescents. Frontiers in Psychology, 8, 1–10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00979 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00979
Sappok T, Böhm J, Birkner J, Roth G, Heinrich M. (2019). How is your mind-set? Proof of concept for the measurement of the level of emotional development. PLoS One, 14(4), e0215474. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0215474 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0215474
Silva, M. A. da ., Mendonça, E. J. de ., & Bandeira, D. R.. (2019). Development of the Dimensional Inventory of Child Development Assessment (IDADI). Psico-USF, 24(1), 11–26. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240102 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240102
Squires, J., Bricker, D., & Twombly, E. (2015). Ages & Stages Questionnaires®: Social-Emotional, Second Edition (ASQ®:SE-2): A Parent-Completed Child Monitoring System for Social-Emotional Behaviors. Brookes Publishing.
Stivanin, L., Scheuer, C. I., & Assumpção, F. B., Jr. (2008). SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): Identificação de características comportamentais de crianças leitoras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(4), 407–413. https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000400003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000400003
Takishima-Lacasa, J. Y., Higa-McMillan, C. K., Ebesutani, C., Smith, R. L., & Chorpita, B. F. (2014). Self-consciousness and social anxiety in youth: The revised self-consciousness scales for children. Psychological Assessment, 26(4), 1292–1306. https://doi.org/10.1037/a0037386 DOI: https://doi.org/10.1037/a0037386
Venancio, S. I., Bortoli, M. C., Frias, P. G., Giugliani, E. R. J., Alves, C. R. L., & Santos, M. O. (2020). Development and validation of an instrument for monitoring child development indicators. Jornal de Pediatria, 96(6), 778–789. https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008
Weissberg, R. P., Durlak, J. A., & Domitrovich, C. E. (2015). Social and emotional learning: Past, present, and future. In J. A. Durlak, C. E. Domitrovich, R. P. Weissberg, & T. P. Gullotta (Eds.), Handbook of social and emotional learning: Research and practice (pp. 3–19). Guilford.
Zoltowski, A. P. C., Costa, A. B., Teixeira, M. A. P., & Koller, S. H. (2014). Qualidade metodológica das revisões sistemáticas em periódicos de psicologia brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(1), 97–104. https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Psico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.