Revisão Sistemática dos Instrumentos de Medida de Competências Socioemocionais em Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42586

Palavras-chave:

habilidades sociais, crianças, testes psicológicos

Resumo

As competências socioemocionais (CSs) são um conjunto amplo e multidimensional de habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais. Acessá-las é essencial para mapear os marcos do desenvolvimento infantil, bem como identificar possíveis prejuízos experimentados pelas crianças. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática com a identificação e a descrição de instrumentos psicológicos utilizados para avaliar as CSs em crianças. Para isso, foi realizada uma busca sequencial em 4 bases de dados (PubMed, SciELO, BDTD e LILACS). Um total de 18 trabalhos foram incluídos para a revisão final, sendo 10 de construção e 8 de adaptação. Os instrumentos apresentaram índices adequados de estrutura interna (validade e precisão). Em síntese, esta revisão sistemática possibilita (1) agregar evidências dos instrumentos presentes na literatura e (2) ajudar na adaptação e no desenvolvimento de ferramentas que apresentem indicadores psicométricos adequados nos diversos contextos de avaliação e intervenção. Finalmente, este trabalho também possibilita uma maior compreensão sobre as CSs.

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Biografia do Autor

Luis Anunciação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Center on Human Development, University of Oregon, Eugene, OR, USA.

Doutor em Psicometria e Mestre em Saúde Pública. Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio e do Center on Human Development da University of Oregon.

Lucas de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Especialista em Neuropsicologia Clínica (IBNeuro). Psicólogo.

Louise do Nascimento Marques, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestra em Psicologia Clínica (PUC-Rio); Especialista em Neuropsicologia Clínica (IBNeuro).

Anna Carolina de Almeida Portugal, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorado. Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, além de atuar na área de Neuropsicologia clínica e experimental.

Sofia Hipolito Saboya Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela PUC-Rio. Atualmente, é estagiária na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

J. Landeira-Fernandez, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Neurociências e Comportamento. Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, onde também é o coordenador do curso de graduação em Psicologia.

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Publicado

2025-09-26

Como Citar

Anunciação, L., de Andrade, L., Nascimento Marques, L. do, de Almeida Portugal, A. C., Hipolito Saboya Albuquerque, S., & Landeira-Fernandez, J. (2025). Revisão Sistemática dos Instrumentos de Medida de Competências Socioemocionais em Crianças. Psico, 56(1), e42586. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42586